segunda-feira, 30 de novembro de 2009

VERÃO

O verão chegou com toda a ferocidade. Hoje já tão cedo de manhã o ar é espesso, duro. Esperemos que realmente os homens e mulheres do planeta Terra acordem do furor consumista, pois mesmo para os que não acreditavam que pudessemos fazer tal estrago, é visível : a temperatura este ano é muito maior que a de novembro do ano passado. Desde que moro em Saquarema, desde 2002 que não me lembro de temperaturas tão altas. Mas os flamboyants estão explodindo e há um incêndio de flores e o planeta é tão belo que tenho esperança de que alguma coisa se faça para nos salvar. Mas teríamos que curar a nossa sociedade psicopata que coloca a felicidade em objetos .
Leio no El País que num pequeníssimo país do Himalaia, em Butan , seu rei , desde 1964, ao invés de medir o PIB, mede o índice de felicidade interior.

domingo, 29 de novembro de 2009

ITALIANO EM CASA

Ontem chegou Sergio, ex diretor do Instituto Italiano de Desenho de Madrid, querido amigo nosso. Imenso, alegre, barulhento, bem italiano, Sergio já chegou em Saquarema dizendo: quero comprar uma casa para passar seis meses aqui. Já estamos buscando uma casa para o Sergio. Conversamos umas dez horas sem parar. Junto com Oscar Niemeyer e Saramago, nosso amigo é um dos últimos comunistas do mundo. Apaixonado por Cuba , Hugo Chavez, Evo Morales... e nós, apaixonados pela liberdade, então não há acordo possível. Felizmente Sergio é também um grande leitor e totalmente apaixonado por literatura. Então sim, podemos falar de liberdade.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

CAFÉ LITERÁRIO

Ontem o nosso Café Literário foi emocionante, o Latuf vai contar tudo em sua crônica que estará no site em breve. Mas quero contar um pouquinho também. Como era tudo sobre o Lorca , convidei meu amigo José Mauro Brant, ator e autor do espetáculo Pequeno poema Infinito traduzido por mim. Zé Mauro aceitou meu convite, mas como está atuando em vários espetáculos, só podia chegar em Saquarema bem tarde. Esperei na varanda, deitada na rede. Zé Mauro ia se perdendo pelo caminho e me telefonando, pedindo instruções. Fiquei aflita , assustada, mas ele chegou são e salvo. Acordei bem cedo para preparar o arroz doce. Quis fazer algum prato bem andaluz e pensei no arroz con leche. E antes das nove as pessoas já foram chegando e enchendo a varanda, só que, eu não sabia, a Secretaria de Educação , como era o último encontro, decidiu chamar TODAS as escolas, claro que apenas alguns alunos e professores de cada uma. Acho que eram umas 80 pessoas. Tive ontem a dimensão da beleza deste trabalho. Hoje, 6 anos depois do começo do projeto, podemos ver os frutos, principalmente depois da chegada do Valdinei na Secretaria, pois ele acompanha, fica em cima, faz um corpo a corpo com as escolas. Todas as escolas estão super envolvidas. Deu certo. Ontem chorei de alegria.
Hoje estou em Teresópolis , venho estar um pouco com a minha mãe, que apesar do câncer terminal, ainda faz sua cama sozinha, faz tudo sozinha, lava seu prato, ri, conta histórias. Um assombro. Já tem muita dor, mas conseguimos mantê-la na sua casa com analgésicos. Ontem para a minha chegada ela se vestiu inteira, escolheu um broche lindo, cortou o cabelo, emocionante. É um momento difícil, daria tudo para desfazer a sua doença, mas acho que nós , irmãos, tomamos a decisão correta, ela está tendo muitas alegrias em seus últimos meses de vida, ao invés de se submeter a tratamentos dolorosos que para ela seriam inúteis. Hoje perguntei a ela se estava preparada para partir, ela me respondeu: totalmente preparada . Não acredito na morte como um fim abslouto. Acho que enquanto alguém pensar em nós, estaremos vivos. E tudo o que somos e pensamos permanece, nossa luz, poeira cósmica.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

LORCA

Dia 25 será a nossa Roda de Leitura. Escolhi um texto do Lorca da peça Pequeno Poema Infinito do José Mauro Brant que traduzi. Quando morei em Madrid, em 1998, Zé Mauro já se interessava por Lorca e saí vasculhando as livrarias em busca de textos menos conhecidos e foi com eles que o ator montou seu espetáculo . Juan vai ler alguns poemas em espanhol com sua pronúncia magnífica.
Sou apaixonada por Lorca e sua poesia musical. Quando era muito jovem ganhei um livro do poeta , um livro bem pequeno , uma edição mexicana, com algumas rosas na capa. Este livro me acompanha sempre, já está quase se desmanchando e eu o amo.

domingo, 22 de novembro de 2009

QUATRO ELEMENTOS

Trabalho no meu livro dos quatro elementos ainda sem título. Fiz 15 poemas para a água, fortemente imagéticos, parecem quadros e já tenho 14 para o fogo, só falta um. Depois a terra e o ar. Trabalho feito uma tartaruga, devagar e sempre. Quando fiz o livro Carteira de Identidade que sairá em março pela editora Lê, havia feito 30 poemas. A Ed.FTD faria o livro, mas quando entreguei o texto a editora me pediu que dobrasse o número de poemas. Foi bastante difícil, pois eu trabalhava sobre um único tema. Consegui e então, para meu espanto a editora desistiu e passei o livro para a Lê. Mas gostei da idéia de e resolvi me propor o desafio de fazer 15 poemas para cada elemento. As pessoas sempre me perguntam se espero ter alguma inspiração para escrever. Não espero. Algum músico, não lembro quem, disse que a arte é o exercício de um dom. Acredito nisso. Mas o que faço é estar sempre alerta, em estado de poesia, aguço os sentidos , vivo em carne viva. Vivo a vida com indisciplina mas trabalho com disciplina.

Em abril faremos uma exposição no Centro Cultural de Visconde de Mauá sobre meu livro de hai-kais Arabescos no Vento. Evelyn Kligerman, minha irmã, está preparando 45 placas de cerâmica, 3 para cada poema. As placas estão saindo do forno lindíssimas e é emocionante quando o poema faz a travessia e se manifesta de uma outra maneira. Depois repetiremos a exposição no SESC Teresópolis e no BABEL, Oficina de Gastronomia e Arte em Resende. Se alguém se interessar e quiser nos convidar para levar a exposição até a sua cidade pode entrar em contato comigo. É um trabalho bastante portátil, cabe numa caixa.

sábado, 21 de novembro de 2009

PAELLA

Hoje o dia está belo, sopra um vento geladinho do mar e aquele calor opressivo se afastou. Para mim a notícia do dia é a publicação do novo livro do Antonio Muñoz Molina. Para quem não conhece , o escritor tem Sefarad publicado em português. É uma verdadeira maravilha. Acho mesmo que atualmente é o meu escritor preferido.Vamos receber um grande amigo da Espanha no final do mês e já pedimos que traga o livro.
Hoje estamos preparando uma paella. Na verdade Juan, meu marido, é o mestre paellero, sou apenas sua ajudante. Logo acenderemos o carvão, pois paella que se preze tem que ser feita no calor da brasa. Receberemos nossos novos amigos alemães Jorg e Angelica para retribuir o belo almoço que nos foi oferecido ontem . Será uma paella marinera, só com frutos do mar e salmão.
Soube que meu livro Pequenos Contos de Leves Assombros será refeito com novas ilustrações em 2010 e acaba de ser comprado pela Prefeitura de São Paulo, (quase 5.000 ex.) o que é uma grande alegria.
E hoje e todos os dias festejamos a vida e os amigos . Enquanto escrevo escuto Villa Lobos . O Trem Caipira corre pelos trilhos do mar.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

VOLTA DE GOIÂNIA

Cheguei em casa. Depois do maravilhoso sarau de poesia preparado pela Sonia Menezes e seus amigos, sarau lindíssimo em minha homenagem no dia 18, depois de tantas demonstrações de afeto e um jantar maravilhoso , voltei para o hotel totalmente feliz. Dormi poucas horas e bem cedinho já estava nas estradas do céu.
Foram dois dias de trabalho intenso, fiz algumas atividades com uns 1000 alunos!!! E saí carregada de presentes da escola Interamérica. O mais belo : uma colcha de retalhos com cenas do meu livro O Fio da Meada produzida pelos alunos. Um quarto todo meu numa Casa das Sete Mulheres (sete escritoras) que infelizmente não podia trazer! Na Escola Santa Clara os pais dos alinos prepararam uma mesa de quitutes do livro Poemas e Comidinhas. Aliás, o livro por onde passa conquista bocas e corações e todos estão apaixonados pelo poema animado do Caldeirão da Bruxa do Caó Cruz Alves, que está no meu site.
Durante a viagem li o romance O Compromisso da Prêmio Nobel Herta Muller (ed. Globo). Gostei menos do que do conto Os Varredores de Rua que lemos na nossa Roda de Leitura, pois ela não leva a linguagem até as fronteiras do absurdo como no conto. Mas toda a trama já é um absurdo: uma mulher que trabalha numa fábrica costurando botões coloca bilhetes nos bolsos dos ternos que seriam exportados para a Itália , ela procura um homem para casar e poder sair da Romênia sufocada pelo comunismo. Então ela é convocada pela polícia para depor. Este é o ponto de partida do romance , partida rumo ao caminho da loucura.

Hoje temos um almoço na casa dos nossos novos amigos alemães Jörg e Angelica. Eles estão apaixonados por Saquarema como todos nós que vivemos aqui.

domingo, 15 de novembro de 2009

GARÇAS

Ontem pela manhã recebi um lindo presente: a E.M.Orgé Ferreira em Itaúna, Saquarema, realizou um concurso de declamação com meus poemas, idéia da professora Maria Clara. Foi tão bom escutar os poemas com as vozes das crianças e jovens. A escola escolheu um poema do meu livro Fruta no Ponto para a sua campanha anti bullying, e é urgente que cada escola fique atenta para este tipo de violência que não necessariamente é física, pode ser apenas psicológica e deixa danos algumas vezes irreversíveis. Seria interessante uma campanha assim em todas as escolas. geralmente o alvo é alguma criança ou jovem mais tímido, mais fraco fisicamente ou até mesmo alguém que se sobressaia por suas notas ou inteligência. É intolerável que um ser humano humilhe outro ser humano.

Ontem a Secretaria de Educação, junto com a Prefeitura, inaugurou a segunda Feira Cultural de Saquarema, com a presença de artesãos, produtores locais, grupos de dança, teatro e poesia, a Colônia de Pescadores com seus quitutes, os pintores de Saquarema, etc... É lindo ver o povo na praça com a lagoa ao fundo e a Feira continua hoje a partir das 14hs. Conversamos ontem com a Secretária de Educação, Ana Paula, e ela ficou entusiasmada com o Festival de Outono para o ano que vem, acontecerá junto com a Feira, ou melhor, a Feira estará dentro de Festival de Outono.

Hoje bem cedinho de manhã fui até a praia. Seis filhotes de garça pescavam na beirinha da água. Não é preciso mais do que um punhado de garças e um horizonte para entender o que é poesia.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

ABECEDARIA

Recebo uma notícia maravilhosa: meu filho Guga, músico em Granada, na Espanha, foi novamente selecionado para o projeto ABECEDARIA 2010, com seu espetáculo Paisagens do Brasil. O projeto viaja toda a Andaluzia fazendo espetáculos de música nos teatros locais para as escolas. O objetivo é a formação de uma platéia jovem para a música. Agora mesmo Guga está com a sua trupe numa casa rural perto de Sevilha fazendo 38 concertos de música contemporânea. Um espetáculo difícil, mas pouco a pouco as crianças abrem a porta e entendem tudo. Luis, meu netinho está junto na sua primeira experiência saltimbanco-musical. Ele tem dois meses e meio e Guga me conta que todas as noites, quando chega em casa com os músicos, fazem um relato para o Luis de tudo o que aconteceu durante o dia e ele ri e adora.
Agora o Guga me dá outra notícia maravilhosa, a melhor de todas: virá passar alguns meses no Brasil pois poderá preparar o seu espetáculo para o ano que vem em qualquer lugar, já que é um espetáculo solo. Terei o meu neto por perto.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

NA ESTRADA OUTRA VEZ

Preparo a mala para Goiânia, parto dia 16, na verdade vou tentar levar apenas uma mochila para não ter que esperar a bagagem. Além de levar poucas roupas e muita poesia, levo também a expectativa de encontrar uma amiga que, como eu, adora cozinhar, a Sonia Menezes. Sonia escreveu uma dissertação de mestrado lindíssima sobre a minha obra e foi por acaso que eu encontrei seu texto e depois nos vimos na sua cidade. Fui a Goiânia então falar para uma platéia de alunos e professores de pedagogia. Não sabendo como começar , li um conto do meu livro Território de Sonhos. A platéia se emocionou muito e já não sei mais sobre o que falei depois, sobre poesia, a vida, leitura. Uma jovem me chamou a atenção com suas maravilhosas perguntas e observações. Nos encontramos no final e conversando soube que era mexicana e para meu espanto, era freira, a Irmã Gabriela. Esta noite Sonia me receberia em sua casa para um jantar com muitos amigos e pedi para convidar Gabriela . Gabriela chegou com um livro de astrologia maya e roubou a festa. Ficamos amigas para sempre. Ela veio a Saquarema nos visitar e é uma leitora apaixonada dos livros do Juan Arias, meu marido. Iinfelizmente não estará em Goiânia agora pois está vivendo com os índios no Araguaia. Mas Sonia estará lá me esperando com seu carinho, sua doçura e um jantar maravilhoso cheio de amigos e surpresas.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

DE MURIAÉ

De Muriaé lembro dos meus poemas nos ônibus e uma acolhida maravilhosa. Agora recebo uma mensagem contando que a Escola Pinguinho de Gente criou um Clube de Leitura Roseana Murray. Fiquei orgulhosíssima. Queria agradecer aos alunos que fazem parte do Clube:
Ana Beatriz, Ana Clara, Clara, Felipe, Helena, Isabella, Júlia, maria Antonia, Maria fernanda, Maria Vitória, Pedro Henrique, Paôla, Thamara, Vinicius. Para mim ser nome de clube de leitura é o máximo. Obrigada, gente!!!

Ontem o Brasil apagou. Atrás de todo o espetáculo há uma total falta de investimento em energias limpas. O Brasil tem tanto vento, tanto sol... O Brasil poderia ser um gigante em energias alternativas. Essa é a vanguarda de hoje, o resto é caos e destruição. De muito longe no tempo, Gagarin, o primeiro homem a sair do planeta nos diz: A terra é azul.
Até quando?

terça-feira, 10 de novembro de 2009

DA MONTANHA PARA O MAR

Como um rio que tivesse corrido da montanha para o mar, aqui estou. A casa me abraça e envolve com o cheiro de algas, o oceano ruge, pois o tempo está virando. Em Itatiaia, no encontro que tive com os professores, me perguntaram como era a minha relação com o mar, como o mar entrou na minha poesia depois de tantos anos na montanha. Não foi uma transposição fácil, pois a minha alma é do mato, me aninho em tudo o que é verde, e basta uma cabana com uma fumacinha saindo pela chaminé bem no alto da montanha, cercada de árvores, para que eu enlouqueça. O mar tem suas exigências, quando deixamos que ele entre em nosso sangue. Não falo em praia, bloqueador solar, espreguiçadeira. nada disso. Falo do mar como companheiro de cotidiano e poesia, companheiro de vida. Às vezes ele me acalma, outras vezes me deixa agitada. O mar está sempre falando de partidas, terras distantes, tesouros escondidos. Ter o horizonte sempre diante dos olhos é magnífico e meus poemas estão sempre encharcados, úmidos. Já me sinto um ser marinho. Então hoje metade de mim é mar, âncoras levantadas, o sudoeste lavando a casa.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

TEMPORAL

Quinta-feira de manhã. Estamos de malas prontas para subir a serra para Mauá. Minha felicidade é imensa. Ontem pela manhã tive um encontro com professores e alunos em Itatiaia e o teatro estava lotado. Foi emocionante. Mas no final da tarde caiu um temporal bíblico aqui em Resende. O vento arrancou árvores inteiras, destelhou casas e metade da cidade ficou sem luz, inclusive o casarão Babel. Não foi possível a realização da aula Cozinhando para os amigos Comemos uma pizza no escuro! Ficamos bastante frustrados pois o cardápio era maravilhoso. Mas voltaremos para cozinhar junto. Quando chegamos no dia 3, assistimos a aula do curso do Cozinheiro básico e foi tão lindo ver a turma fazendo todos aqueles pratos incríveis. Foi servido m banquete e pude entender os banquetes romanos.
Em Mauá não há internet no sítio, ficarei desconectada até segunda-feira que vem. Lembro do tempo em que não tinha nem luz nem telefone nem televisão . Foi a minha melhor escola de poesia.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

RESENDE/PENEDO/ITATIAIA/MAUÁ

Amanhã vamos para Resende, eu, Juan Arias e Vanda, nossa maravilhosa caseira. Seremos recebidos no Babel , Oficina de Gastronomia e Arte , pelos Chefs André Murray (meu filho) e Dani keiko (minha nora) e a turma de alunos do Curso Básico de Cozinheiro. Chegaremos na hora do almoço e eles estarão com os utensílios afiados e nos servirão um banquete, espero!
Eu e Juan dormiremos em Penedo, Vanda dormirá na escola que é um casarão belíssimo dos anos 50. Quarta-feira de manhã vamos todos para Itatiaia, onde , a convite da Secretaria de Educação, conversarei com 100 professores. À noite faremos o curso Cozinhando para os Amigos e estou ansiosa. Seremos 11 alunos e será a minha primeira experiência com cursos de cozinha. Eu cozinho de ouvido, aliás como quase tudo o que faço: sou autodidata, leio, experimento e uso sempre a minha intuição como bússola. Quinta-feira Juan volta com a Vanda para casa e eu subo a montanha. Passo alguns dias em Mauá, no sítio que agora é dos meus filhos. Tentei reconstruir em Saquarema a vida que levava em Mauá e acho que consegui: o silêncio, a simplicidade extrema, a contemplação. Cozinho sempre que posso no fogão de lenha , minha casa é aberta , amigos entram e saem num vaivém maravilhoso. Hoje, o grande luxo é a relação com o tempo. Não deixo que o fogo do tempo me devore, tento fazer tudo no meu tempo. Isso eu aprendi com a montanha.

domingo, 1 de novembro de 2009

PALAVRAS VIOLENTAS

Ontem eu, Juan Arias e Dr.Messias discutíamos sobre vanguardas. Existem vanguardas hoje? Há espaço para vanguardas ou tudo já foi demolido? Mas , ao conceituar vanguarda, nos deparamos com o fato de que a palavra é violenta, é uma palavra de guerra, é a linha de frente dos combates e então pensamos que como vivemos numa civilização fundada sobre a violência, nossas palavras são violentas. Buscamos palavras num vocabulário de guerra. Vanguarda então seria mudar o homem e todas as palavras nasceriam de dentro da palavra paz.