sexta-feira, 30 de agosto de 2013

LIVROS DIGITAIS

Terei meu primeiro livro unicamente digital. É uma reediçao: Pequenos Contos de Leves Assombros e a editora se chama Descaminhos, um nome lindíssimo! Que meu livro encontre um belo descaminho por rotas sinuosas. E a ed. Rovelle escolheu meu livro Abecedário (Poético) de Frutas para ser seu primeiro e-book e estou orgulhosíssima.
Confesso que só consigo ler no papel, preciso do toque e do cheiro, é uma relação sensual que não tenho com  a tela. Imagino que que o papel será um dia o que foi o pergaminho, mas já estarei passeando pelas estrelas quando isto acontecer.  De qualquer maneira já tenho um e-book lindo no meu site e estou esperando a finalização do texto A Bruxa da Casa Amarela pelo Caó Cruz Alves para ter um e-book infantil.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

SAQUAREMA

Cheguei em casa de Mauá-Resende. Como é subjetivo o tempo. Parece que fiquei longe meses, parece que voltei de outro planeta! Faz frio, o canto do mar é quase um acalanto. E agora é recomeçar. Puxar novamente o fio do meu cotidiano, dos textos que me esperam.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

EM RESENDE

Estou em Resende com meus filhos e neto. Gosto da cidade, suas casinhas, seus recantos, a parte velha,, o rio Paraíba do Sul, belo e sinuoso. Algumas ruas bem antigas possuem lojinhas fantásticas, parece que viramos a esquina e entramos na década de 40.
Ontem comprei uma fantasia para o Luis de algum Super-Herói (não conheço os nomes) e a sua felicidade era a coisa mais linda de se ver. Ao chegarmos em casa ele se vestiu inteiro, empunhou a sua espada e como um cavaleiro medieval estava pronto para me defender de todos os males.

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

VIAGEM

Mudei minha data da viagem para Mauá. Estou indo amanhã cedinho e ficarei uns dias ausente do blog. Até a volta.

VIAGENS À VISTA

Tenho duas viagens no horizonte. Dia 11 vou para Uberaba, para a Feira de Livros. Vou fazer uma oficina, a "Estação Lunar", vou dar uma palestra, "Os cinco sentidos e alguns outros" e Guga Murray, meu filho , fará seu Livro-Concerto Caixinha de Música. (Guga estará apresentando seu concerto na Bienal do Rio dia 1 de setembro, pela manhã e à tarde).

Mas antes vou para Resende-Mauá, semana que vem , ao aniversário do meu neto Luis. Sua festa será na escola e estamos os dois super ansiosos! Ele me conta pelo telefone que já sabe qual presente quer ganhar e sabe onde comprar. É um super herói e eu sou a Super-Vovó! Luis gosta de brincar de homem aranha e fica me enredando em teias imaginárias e eu amarro o meu neto bem forte numa teia de amor!

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

MEU PRIMEIRO AMOR

Meu primeiro amor foi Peter Pan. Eu tinha muitos ciúmes da Wendy. Um amor que durou anos. Quando fiquei um pouco maior tive outros amores literários até chegar um primeiro amor de carne e osso. O primeiro amor do Bandeira foi um porquinho da índia e o poema me enche de ternura:

PORQUINHO-DA-ÍNDIA

Quando eu tinha seis anos
Ganhei um porquinho da índia.
Que dor de coraçao me dava
Porque o bichinho só queria estar debaixo do fogão!
Levava ele pra sala
Pra os lugares mais bonitos mais limpinhos
Ele não gostava:
Queria era estar debaixo do fogão.
Nao fazia caso nenhum das minhas ternurinhas...

_ O meu porquinho-da-índia foi a minha primeira namorada.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

POEMAS E POETAS

Desde criança escrevia sem saber que mais tarde seria poeta. Quando era criança gostava de ler revistas de terror e eu mesma escrevia pequenos contos de terror. Não sei como explico isso! No Ginásio Hebreu Brasileiro escrevia uns textos bem poéticos e lia no banheiro para as minhas amigas. Quando eu terminava de ler havia um silêncio emocionado. Já contei isso muitas vezes: foi o encontro com o Poema Sujo do Gullar e com o livro Gravitations do Jules Supervielle  tive coragem de escrever poemas. Mas o que é um poeta e para que serve a poesia?
Responde Manoel de Barros:

DESPALAVRA

Hoje eu atingi o reino das imagens, o reino da
despalavra.
Daqui vem que todas as coisas podem ter qualidades
humanas.
Daqui vem que todas as coisas podem ter qualidades
de sapo.
Daqui vem que todos os poetas podem ter qualidades
de árvore.
Daqui vem que os poetas podem arborizar os pássaros.
Daqui vem que os poetas podem humanizar
as águas.
Daqui vem que os poetas devem aumentar o mundo
com as suas metáforas.
Que os poetas podem ser pré-coisas, pré-vermes,
podem ser pré-musgos.
Daqui vem que os poetas podem compreender
o mundo sem conceitos.
Que os poetas podem refazer o mundo por imagens,
por eflúvios, por afeto.

in Ensaios Fotográficos, ed. Record

Então a poesia e os poetas servem para refazer o mundo cada dia.

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

POETA DO MAR

Gloria Kirinus, minha amiga poeta peruana curitibana vai dar uma oficina sobre poetas do mar e me colocou em seu acervo. Fiquei vaidosa.. Desde que moro em Saquarema o mar entrou por minha poesia , pelas portas, janelas, por todas as frestas. Meu coração lateja junto com o mar. Acho que tenho cheiro de algas e anêmonas. Mas ao mesmo tempo sou árvore. Consigo conciliar o mar e a floresta : os dois me habitam.

sábado, 17 de agosto de 2013

A CASA AMARELA

Ontem, aqui em Saquarema, quando saia do Pilates, alguém gritou meu nome. Eu não a conhecia, mas ela sim e me perguntou: _Onde é a Casa Amarela? Já fui a todos os lugares, a todas as Secretarias e ninguém sabe! Queria levar minha filha de 10 anos até a Casa Amarela, pois ela ama ler e é tua fã.
Respondi que a Casa Amarela é a minha casa e que meus leitores são sempre bem recebidos.
Aproveito para confirmar o encontro do Clube de Leitura da Casa Amarela no dia 21 de setembro às 11hs. O livro: A Catedral do Mar de Ildefonso Falcones, ed. Rocco e poemas do Lorca.

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

PRIMAVERA

A primavera árabe entrou por um caminho tortuoso, escuro, desembocou numa guerra civil. O que será do Egito? Nossas manifestações terminam em violência gratuita, quebradeira, tudo muito longe de uma primavera. Não há saída para nós, humanos? Será tão difícil amar a paz? O que se constrói com violência? Na Colômbia os índices terríveis de assassinato foram diminuídos de maneira impressionante com cultura e arte, com as Bibliotecas Parque.  Acredito na transformação pela arte e literatura. Precisamos acreditar que não existe nenhuma razão para que uma linha de pensamento subjugue outra diferente. Que diferentes podem conviver em harmonia e respeito, com suas crenças ideológicas e religiosas. Se isso for possível algum dia, não haverá motivo para a destruição.Será que para isso nosso DNA terá que ser modificado?

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

RETRATO D MAR

Haicai em preto e branco do mar hoje, aqui em Saquarema:

cinza preto e chumbo
com suas ondas gigantes
o mar grita espuma

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

FERRAMENTAS ANTIGAS

Sou apaixonada pelos neandertais e seu grande enigma. Por que desapareceram? Porque não puderam conviver com os humanos que somos? Não há vestígios de que tenha havido nenhum massacre. Simplesmente sumiram e nós ficamos. Agora arqueólogos encontraram ferramentas dos neandertais de cinquenta mil anos e a evidência de que ou nós copiamos estas ferramentas ou houve uma troca de informações e eles copiaram as ferramentas.Elas foram encontradas num lugar exclusivamente neandertal sem nenhum vestígio humano.

terça-feira, 13 de agosto de 2013

TERAPIA DA FLORESTA

Leio na Revista Amanhã do O Globo que o Japão criou uma "Terapia da Floresta" e vem investindo ao longo dos anos uma verba significativa para criar bosques onde as pessoas possam passear para recuperar bem estar e felicidade, já que a ciência afirma que o contato direto com a natureza reduz a pressão, o estresse e eleva a imunidade. Se uma pessoa não pode caminhar num bosque deve ter plantas em casa, elas acalmam e sem saber interagimos com elas e alguma magia acontece.
Em Saquarema convivo com o mar e sua música já entrou em meu fluxo sanguíneo. Em Visconde de Mauá minha casinha fica dentro da mata e não há nada que eu goste mais no mundo do que ser abraçada pelas árvores. Não posso viver longe da natureza , como uma planta sem água, eu não resistiria.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

NA COZINHA

Hoje chega visita da Espanha. Hoje sou uma poeta-cozinheira. Adoro cozinhar. Quando estou nervosa, agitada, faço muitos pratos para me acalmar. Fiz um pão bem cedo, agora está no forno. Preparei um caldo de camarão, está no fogo. E farei um arroz com este caldo, uma moqueca com dourado, lula e camarão e farofinha de dendê. O sudoeste foi embora, mas ainda está nublado, a temperatura está linda.
A casa adora receber visitas, ela se anima, fala, estala. E a casa já está muito perfumada, da cozinha os cheiros escapam e invadem o estúdio onde escrevo.

domingo, 11 de agosto de 2013

SUDOESTE

Acordei hoje com o sudoeste tentando fazer com que a casa levantasse voo. O dia está escuro, o mar derrama preto e branco em meus olhos. Gosto do cheiro de algas com sal.

Hoje é dia dos Pais, mas penso em meu pai todos os dias! Meu pai me deixou de herança um certo jeito de olhar a vida e um grande senso de justiça.  Às vezes eu o vejo em meu filho mais velho, eles se parecem . Ele era tímido em relação ao seu passado, não gostava de nos contar quase nada. Dizia que passou muito frio e fome na Polônia. Por sorte veio antes da Segunda Guerra. Ele era alegre e triste ao mesmo tempo. Foi embora com sua gargalhada única, suas lindas mãos, seu jeito de me chamar, acho que em 1985, não tenho certeza. Mas parece que nunca foi embora.

sábado, 10 de agosto de 2013

SÀBADO

Porque hoje é sábado, como dizia o poeta, vou tomar café da manhã na zona rural de Saquarema, num sítio às margens da lagoa, um lugar luxuriante. Meus amigos me convidaram e aceitei feliz da vida. Saquarema é linda quando a gente se adentra , um pouco longe do mar. Já saboreio a mesa farta de frutas e beleza.

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

A MAÇÃ DO PARAÍSO

Cada leitor, a cada livro, morde a maçã do paraíso e é expulso: da comodidade, do não pensamento. E a sua maldição é saber da dor do mundo, de outras vidas, outras histórias, é mergulhar num tempo que pode ser feito de todos os tempos. A formação do leitor deveria ser prioridade em todas as escolas . Um bom leitor tem ferramentas para se defender de um pensamento único, dos fundamentalismos. Um bom leitor sabe que as armadilhas nos espreitam a cada passo, por isso temos que ler as lacunas, as entrelinhas.É difícil manipular um bom leitor. Um bom leitor se destaca do rebanho. Leia junto com os amigos, os filhos, os alunos. A leitura compartilhada fortalece os laços de afeto e nos torna mais abertos para recebermos as histórias do outro.. 

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

FOLHA EM BRANCO

Na folha em branco posso escrever a beleza deste dia, a música do mar, meu neto Luis de 3 anos que me diz quando tiro os óculos: _ "Vovó não tire os óculos porque você fica um pouco feia".e posso escrever o horror : um espanhol morre assassinado no Brasil, em Lídice, no Estado do Rio, por cuidar da mata e denunciar caçadores e outros violadores do meio ambiente.  Era um homem silencioso, era um leitor e um grande protetor da natureza. O Brasil não tem polícia ambiental suficiente nem para um quarteirão quanto mais para fiscalizar um parque inteiro. Então na folha em branco escrevo a morte de um homem bom, assassinado a sangue frio porque nosso país não sabe cuidar das nossas matas. E seu desaparecimento apaga o mar, o canto dos pássaros, a árvore de canela florida no jardim. 

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

EXERCÍCIOS DE AMOR

Escrevi um livro de contos: Exercícios de Amor. Sairá no final do ano pela editora Lê de B.H. Escrever ficção para mim é difícil, mas gostei dos contos. Muitas vezes eles me levaram pelas mãos por recantos inesperados. Escrevi parte em Saquarema, parte em Visconde de Mauá. na minha casinha da montanha. Para mim a vida é um exercício de amor. Cada interação humana difícil ou fácil, um exercício de amor. Ao longo do tempo vamos melhorando (ou piorando, que pena!). O amor permeia cada encontro, cada gesto. E não existe manual ou bula. Temos que percorrer nosso próprio caminho, amar, descobrir, se assombrar, perdoar. O outro é meu espelho.  

terça-feira, 6 de agosto de 2013

AZUL

Muitos pequenos leitores me perguntam: -Qual a sua cor preferida?
_Azul.
Hoje o dia está azul. Para mim azul é a cor da paz tão sonhada. As montanhas ao longe, que vejo da minha janela, são azuis. Se olho para trás vejo o mar: azul. Para mim o amor é azul. A felicidade é azul.
Faço um haicai agora:

a felicidade
borboleta inconstante
mergulha no azul

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

CAFÉ COM ALGAS

Hoje, ao acordar, parecia que o mar estava dentro da casa. Um cheiro forte de algas flutuava pela sala. Soprava um certo sudoeste. Passei o café. Café com algas. O jornal que chega bem cedo me diz numa belíssima reportagem da Miriam Leitão e Sebastião Salgado, que começou ontem, os mitos e a destruição do povo Awá na floresta que restou no Maranhão. O povo é belíssimo e a reportagem nos deixa em carne viva. Que país é o nosso que não consegue proteger suas florestas e os homens que estavam aqui desde sempre? Os índios Awá estão acuados e então todos nós estamos ameaçados também.  

domingo, 4 de agosto de 2013

LIBERDADE

Leio um poema curioso da maravilhosa poeta Alejandra Pizarnik que ouso traduzir:

ANTES
                  A Eva Durrel

bosque musical
os pássaros desenham em meus olhos
pequenas jaulas


e sobre o poema penso que os pássaros deveriam desenhar em seus olhos liberdade, mas desenham pequenas jaulas. Será para lembrar-nos de nossa condição de prisioneiros do corpo, nós, pobres mortais que só podemos voar com a alma e com a memória? 



sexta-feira, 2 de agosto de 2013

POEMAS E COMIDINHAS

Recebo a sexta edição do meu livro POEMAS E COMIDINHAS que fiz em parceria com meu filho André Murray. O livro é uma delícia mesmo E se alguém quiser fazer um piquenique na lua dou o poema e a receita:

PIQUENIQUE LUNAR

Vamos fazer um piquenique
lunar?
Primeiro subimos no telhado
e construímos uma escada
de vento,
depois do terceiro degrau
já começamos a flutuar.

Do alto, já dizia o astronauta,
a Terra é azul
e os astros tocam
a sinfonia do céu.

Pousamos.
A lua é de poesia e prata.
Levamos as mais doces
iguarias.

Para voltar, basta
fechar os olhos com força
e suspirar...

E lá vai a receita de um bom sanduíche, pois a viagem é cansativa:

SANDUÍCHE LUNAR

Ingredientes:
3 fatias de pão de forma
1 fatia de filé mignon batido
3 rodelas de tomate
4 fatias de queijo suíço (aquele furadinho)
orégano

Preparo:
Grelhe o filé e toste as fatias de pão na torradeira.
Monte as rodelas de tomate sobre uma das fatias, cubra com queijo e sobre a outra fatia coloque o filé mignon também coberto com o queijo.
Salpique com orégano e leve ao forno para o queijo derreter.
Monte o sanduíche e leve envolvido em papel de prata para o seu piquenique lunar.

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

PEQUENAS DELICADEZAS

Ontem, em meu primeiro dia em casa, em Saquarema,  depois dos vinte dias que passei na montanha mergulhada no bosque, afastada do mundo, as horas foram feitas de pequenas e amáveis delicadezas: ao voltar da sua caminhada, Juan me chama: _Venha ver as baleias!
Desci correndo do estúdio e lá estavam elas, passeando sua majestade pelo mar imenso e azul.
Amigos me escrevem e virão me visitar. Outra amiga traz um livro lindo de presente para o Juan, A Alma Imoral, do Nilton Bonder que foi peça de grande sucesso.
E há uma luz esplêndida de inverno que invade tudo, todos os recantos da casa e do nosso ser.