sábado, 30 de novembro de 2013

TÚNEL DO TEMPO

Entro no túnel do tempo. Eu morava numa chácara na Tijuca, R.J, no começo da década de 70. No porão tínhamos um estúdio. Nesta noite tínhamos dois convidados: Vitor Assis Brasil e um americano chamado Kenny. Franklin da Flauta chegou com sua namorada, Monica, uma mulher interessantíssima, linda, que me cativou desde o primeiro momento. Talvez eu estivesse grávida do meu filho Guga. Monica ficou minha amiga-irmã até que a vida fez uma curva e nos perdemos. Ontem ela me achou e me diz: "Minha memória é feita de flashes e sensações". Mas eu me lembro até das roupas que ela vestia, dos seus trejeitos de 40 anos atrás, e tenho que contar para ela.Ela me diz: _"Eu fiquei muito esquisita." E eu retruco: _"Ficou, não, sempre fomos esquisitas, por isso nos amamos." Dentro de alguns dia nos encontraremos. E o tempo será abolido.

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

GAIVOTAS

Gaivotas

Gaivotas em sua rota de sal e ar.
Gaivotas mergulham,
abre-te-sésamo
e abrem o mar.

in O Mar e os Sonhos, ed Lê

Fui bem cedo ao mar. Por pura contemplação. Até virar espuma, até virar voo, até virar gaivota.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

LIVROS NOVOS

Alguns livros novos estão entrando em produção. Hora da escolha dos ilustradores.Meu livro de contos , Exercícios de Amor, para jovens e adultos, que sairá pela Lê, não terá ilustrações. Ainda não vi a capa, não vi nada. O livro sairá em janeiro.
Poço dos Desejos, que sairá pela Moderna, foi avaliado por mim como um livro infantil e parece que a editora o está considerando um livro juvenil e quer ilustrá-lo em preto e branco. Não digo nada, a poesia não tem fronteiras, apenas surpresas.
E o livro de poesia que entreguei ontem para a Lê, para jovens e adultos, me diz claramente que Elvira Vigna deveria ilustrar, é o meu desejo.
Será que estou de férias? Tenho vários originais já começados , mas aguardo o sinal verde das editoras.Então estou de férias! Mas não é bem assim. Escrever é o que me coloca em meu centro. Sem escrever eu quase me estilhaço. A poesia me amarra em mim mesma. É absolutamente necessária, ser poeta é meu ofício.

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

DEZEMBRO

Nós, humanos, precisamos fazer marcas no tempo para suportar a imensidão do tempo e nossa estadia tão breve na Terra. Inventamos datas, festejamos aniversários, Natais, formaturas. E ao chegar dezembro refletimos sobre o ano que acaba , sobre nossos desejos para o próximo ano. Farei 63 anos em dezembro e tenho bem claro o que quero. Cada vez mais necessito de silêncio e valorizo o ouro puro das amizades. O que me faz mais feliz é doar felicidade a quem está perto de mim. A felicidade que posso dar ao outro é meu maior tesouro. Preparo todos os dias uma linda mesa de café da manhã para minha caseira e meu jardineiro. Eles que limpam minha casa e cuidam do meu jardim, ao chegar encontram um belo desjejum. Cuido muito de todos os que me cercam. A minha casa está aberta para os amigos, as escolas, professores, a quem quiser vir me visitar e conversar. Não quero nada além do que tenho. E gostaria muito que no ano que vem houvesse mais paz, menos desperdício, menos hipocrisia.E já estou pronta para receber dezembro que me traz tantas alegrias e flores.

terça-feira, 26 de novembro de 2013

ESPERANDO O SOL

Amo a chuva, mas já gostaria de um raio de sol e se não fosse pedir muito, quem sabe um arco-íris. Tenho uma receita no livro Fio de Lua & Raio de Sol que fiz junto com a Patrícia de Arias. Os meus poemas são os de sol.

RECEITA DE ARCO-ÍRIS

Junte o fim de um temporal
(guarde seus trovões e raios
debaixo da cama)
com três raios de sol.
Misture bem na peneira do céu,
como se misturam sal e açúcar.
Deixe que as sete cores façam
o mais belo dos caminhos,
e então, na ponta dos pés
faça uma pirueta, uma careta,
e receba os aplausos.

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

CACHORROS E GATOS

Ler um gato é muito diferente do que ler um cachorro. O gato é um texto que se esquiva, se esconde entre duas auroras, na fronteira entre o mágico e o irreal. O gato é sinuoso, seu texto é macio, é poesia, nunca se deixa apreender por inteiro. O gato é escorregadio, vive nas entrelinhas.
Para ler um cachorro não se precisa de óculos especiais. Seu texto é escrito em maiúscula, diz claro e em bom tom o que pensa e a que veio.
O cachorro é prosa, o gato é música, é poesia.

A UN GATO

No son más silenciosos los espejos
Ni más furtiva el alba aventurera:
Eres, bajo la luna, esa pantera
Que nos es dado divisar de lejos.
Por obra indescifrable de un decreto
Divino, te buscamos vanamente:
Más remoto que el Ganges y el poniente,
Tuya es la soledad, tuyo el secreto,
Tu lomo condesciende a la morosa
Carícia de mi mano. Has admitido,
Desde esa eternidad que ya es olvido,
El amor de la mano recelosa.
En otro tiempo estás. Eres el dueño
De un ámbito cerrado como un sueño.

Jorge Luis Borges, Obra Poética, Emecé Editores.

domingo, 24 de novembro de 2013

VIOLETA PARRA

Vi o filme "Violeta vai para o céu" sobre a chilena Violeta Parra que fez as canções mais lindas, os poemas mais lindos , recolheu o folclore do seu país e teve uma vida impressionante e trágica. O  filme é belo. Recomendo. O suicídio sempre nos desorganiza, nos deixa na beira do precipício e é um tema bastante complicado que as pessoas evitam, as famílias evitam. Violeta se suicidou. Como alguém que escreveu "Gracias a la vida" teve coragem de desistir da vida?

Meu novo livro Poço dos Desejos que sairá pela ed. Moderna já entrou em produção. Que cada um pense num desejo forte e verdadeiro. Desejos são perigosos, pois se realizam. 

sábado, 23 de novembro de 2013

VERDE E VERMELHO

Notícia em verde e vermelho:
O flamboyant do jardim já deu suas primeiras flores. É ele quem me anuncia dezembro, um mês sempre tão lindo e cheio de presentes. Chove e o jardim está perfumado de terra molhada e algas, está tão úmido que é quase se fosse uma pasta, daria para passar no pão. É um perfume inebriante. E um sábado maravilhoso para todos! 

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

TEMPO NUBLADO

Hoje, depois do calor infernal de ontem, o dia amanheceu macio e nublado, fresco, o jardim exalava felicidade e eu também. Não gosto de calor, minha pressão fica baixa e penso que vou definitivamente virar uma lesma com a inteligência de um alface. Basta um sopro de brisa para que eu me reanime e tudo comece a funcioar de novo dentro de mim.
Ontem vi um documentário duro sobre a matança de rinocerontes para a retirada de seu lindo chifre. É o mal em estado puro. Eles são tão belos e ainda por cima me levam de volta ao Sítio do Pica Pau Amarelo.Será que não há nenhuma campanha contra esta barbaridade?
Mas vamos fechar este post com alguma felicidade, me ajudem, quem sabe os cientistas tenham descoberto que os homens estão a um passo de dar um salto quântico em suas mentes e logo nenhum homem matará outro homem. E ainda não estamos sabendo.

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

TROCA

Ao lado do ateliê da minha irmã em Visconde de Mauá há uma loja muito interessante, a loja da Edith. Ela vende uma linha de perfumes que amo, com cheiro de mato e é só o que uso, na verdade são águas de cheiro. Desta vez quando fui comprar o meu perfume de sempre , pois o outro já estava acabando, a Edith me disse: "vamos fazer uma troca? Troco o perfume pelos teus dois livros , o Diário da Montanha e o Abecedário de Frutas. E ainda tive troco! Achei o máximo trocar poemas por perfume, ambos são voláteis...

EXISTÊNCIA

Será que o destino
é um mapa
e se conseguir decifrar
o que está oculto,
os rios subterrâneos,
as pegadas no chão
de terra,
poderei responder ao poeta
"existirmos, a que será
que se destina?

Será que o destino
é uma teia
e somos nós as aranhas
e fabricamos as esquinas,
as bifurcações
com nossa saliva?

Basta seguir a seta
onde se lê a palavra
vida?

in Diário da Montanha, ed. Manati, Prêmio O Melhor de Poesia de 2013, F.N.L.I.J

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

PARA ENCONTRAR

No dia da Consciência Negra dedico este post ao Salgado Maranhão, poeta negro contemporâneo, maravilhoso, com reconhecimento pleno. Dedico também ao meu cunhado Jesus, antropólogo negro, estudioso das africanidades (palavra inventada ou já existe?), com uma cultura absurda. E façamos um jogo de memória:
Quantos astrônomos negros você conhece? Quantos químicos? Quantos médicos? Quantos professores universitários? Quantos engenheiros,biólogos, cientistas? Diplomatas? Quantos cineastas? Inventores? A lista é longa, por favor, me ajudem e completem.
Mas quantos zeladores, porteiros, caseiros, empregadas domésticas, auxiliares de enfermagem, guardas de trânsito, bombeiros, PMs negros vemos por aí?
Nenhum preconceito contra nenhuma profissão.Todas as profissões são absolutamente dignas. Mas existe um abismo entre negros e brancos em nosso país e só há uma saída: a educação. 

terça-feira, 19 de novembro de 2013

POEMA PARA GABRIELA

Gabriela é o sonho mais sonhado
em cada raio de sol
em cada som do luar.
Gabriela é gente e é lugar
onde o amor, onda imensa,
vem desaguar.
Gabriela nasceu com poeira
de estrelas nos olhos
e nas mãos um feixe de sementes
de felicidade.
Gabriela é o sonho mais sonhado
no âmago da noite
na primeira gota de luz.

da vovó Roseana para a neta Gabriela

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

GABRIELA AKEMI

Fiquei desaparecida por alguns dias pois no dia 12 à noite, em Saquarema fui avisada de que minha nora Daniela entrava no hospital em Resende, em trabalho de parto. O bebê estava adiantado por duas semanas . Eu não quis avisar a ninguém. Saí no dia seguinte bem cedo ao encontro da minha neta que nasceu às 22.30 do próprio  dia 12. Gabriela foi muito sonhada e esperada. Por muitos anos ela foi esperada. Ela é lindíssima. Não me canso de olhá-la. E minha mãe que nos últimos dias nos visitou (a quase todos da família) em sonhos, hoje nos fez uma surpresa: alguém mandou a sua foto com meu pai para a minha irmã. Eles estão jovens e lindos. Uma foto que ninguém conhecia. É como se dissessem: estamos vendo a Gabriela.
André me pediu para ir com ele para Mauá, pois estava muito triste por ter que se separar da sua filhinha por três dias, mas tinha que abrir o restaurante. Fui então para a minha casinha do bosque. Não quis avisar a ninguém , pois sábado teríamos nosso encontro do Clube de Leitura para discutir AS BRASAS do Sandor Marai. Como eu poderia faltar ao meu próprio Clube? Mas Juan cuidou de tudo e Maria Clara foi a mediadora. Tive medo de avisar. E se as pessoas desistissem de ir? Mas aqui estou, em Resende, com os netos e internet. Volto para Saquarema na quarta.E envio muito amor para todos.

terça-feira, 12 de novembro de 2013

TIA ALICE

Eram três irmãs inseparáveis ao longo de toda uma vida. Alice, Berta, Cecília. Berta, minha mãe e a tia Cecília, já se mudaram para as estrelas com malas e malas abarrotadas de histórias e amor. Tia Alice me recebeu em seu lindo apartamentozinho em Teresópolis, onde com 86 anos, mora sozinha, cozinha magnificamente, vai ao banco, faz compras, e lê muito, é uma leitora. Parece uma menina de 20 anos, sempre aberta para as novidades e para o mundo. Ela habita as minhas mais remotas lembranças, pois quando eu tinha uns 3 anos me levava para passear. Ela carrega a memória da minha mãe criança por isso além de ser linda, ela é muito preciosa . Que viva até 126 anos fazendo as suas inesquecíveis tortas de legumes!

Voltei para casa e a internet desapareceu por dois dias. Mas agora estou aqui.

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

OFICINA LETRAS DO BARRO


Estou em Teresópolis. Hoje à tarde vamos, eu e minha irmã ceramista Evelyn Kligerman, para a E.M Professora Aclimea , no bairro São Pedro , dar uma oficina de barro e poesia. As crianças fabricarão azulejos com frutas para fazer um pequeno mural na escola, inspirados no meu livro Abecedário (Poético) de Frutas da Ed. Rovelle. A escola, onde estivemos ontem para o Livro-Concerto Fio de Lua & Raio de Sol com meu filho e minha nora, é absurdamente espetacular. As crianças escolhem o que vão estudar. O horário é integral. Agora escolheram estudar os trens e então paralelamente pesquisam Villa Lobos e seu trenzinho Caipira. Estudam mitologia grega. Leonardo Da Vinci , estudam vulcões, vão estudando o que lhes interessa!!! Eles fazem uma horta orgânica, um lindo jardim. É uma escola irmã da E.M.Hermann Muller, em Joinville E se todas as escolas do Brasil fossem assim, o que aconteceria?  



























































































































































































































































































































terça-feira, 5 de novembro de 2013

EM MAUÁ

Aqui em Visconde de Mauá está chovendo muito, o dia inteiro. Depois de seis dias dentro da mata sem celular nem internet volto para o mundo. Para falar no telefone eu tinha que ir até o Babel Restaurante , perto da minha casinha, mas longe o suficiente para me deixar fora do ar. O livro que estou lendo combina com tudo à minha volta: é uma linda história de amor com muitas outras histórias de amor dentro dela. Uma das histórias é a de um fotógrafo que se apaixona loucamente por uma moça linda que foi emparedada por seu marido e ficou perfeita até seu corpo ser descoberto por acaso 70 anos depois. Era o fotógrafo oficial da cidade e ele fotografava os mortos para a polícia. O livro, que leio pela terceira vez, é El Jinete Polaco do escritor espanhol Antonio Muñoz Molina e é uma obra-prima.
Hoje estou aqui no ateliê da minha irmã e durmo aqui. Amanhã vamos para Teresópolis. Dia 7 meu filho Guga Murray e minha nora Patricia de Arias estarão no palco do SESC Teresópolis às 10hs da manhã. Eu e minha irmã Evelyn Kligerman estaremos em alguma escola cujo nome não sei, fazendo um encontro da poesia com o barro.
E dia 9 volto para Saquarema. Não se esqueçam de mim!