quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

CONVITE

Durante dois anos rcebi em minha casa, em Saquarema , alunos e professores para um Café da Manhã Literário. Era uma das maiores alegrias da minha vida. Infelizmente a atividade acabou e eu fiquei órfã dos meus cafés e da presença maravilhosa das crianças e adolescentes.
Pensei muito e decidi convidar as escolas que estiverem por perto e que possam se locomover até a minha casa para reiniciarmos esta atividade regularmente, uma vez por mês. Já recebi escolas de Duque de Caxias e de Nova Iguaçu e foi maravilhoso.
Fica então o convite. Os interessados podem fazer contato comigo através do facebook para marcarmos uma data e preciso de todos os dados da escola.

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

PARA PENSAR


Tenho 63 anos. Impossível apagar as marcas da minha vida. Já tive que fazer tantas cirurgias por motivos sérios, que quase me benzo quando passo pela porta de um hospital.
Na época da minha mãe, as mulheres simplesmente envelheciam. No máximo pintavam o cabelo. O que faz com que nós mulheres tenhamos que perseguir a forma perfeita, a juventude eterna? Os padrões de beleza são inventados pelas indústrias da moda e dos cosméticos. Peço paz e saúde em meu envelhecimento. Cada dia é único e é menos um dia na minha vida, por isso tenho que viver consciente do tesouro que tenho. Claro, quero ser uma velhinha bem bonitinha e agradável aos olhos alheios e ao meu próprio espelho, mas não devemos nos mutilar para atingir um ideal imaginário.Quantas mulheres morrem ao fazer uma cirurgia plástica! Cada vez que desobedecemos a um padrão imposto ganhamos um voo maior.
Quero sim, ficar cada vez mais intuitiva, mais sensível, quero ler cada vez mais, quero escrever cada vez melhor. Quero cada vez mais receber meus amigos com alegria . E nunca me esquecer de agradecer a dádiva de estar viva.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

MAUÁ COM INTERNET

O Babel Restaurante do meu filho, a 150 metros da minha casinha do bosque, agora tem internet. Desde domingo. Uma grande surpresa para mim, o que facilita a minha vida e muito, para qualquer mensagem tudo era tão complicado.
Já sei que talvez vá a Friburgo fazer um encontro. Não quero mais viajar para longe, minha coluna sofre muito e depois me manda uma conta alta.
Estou em Visconde de Mauá desde o dia 16 e já perdi a noção do tempo completamente. Vim com a Mariana, minha grande leitora que mora em São Paulo e apesar da grande diferença de idade, somos muito amigas. Meditamos juntas. Estou tão feliz que nem sei o que escrever, é felicidade em estado puro. Amo o barulhinho do rio ao lado da minha casinha, amo cada segundo do dia , amo a mata e suas vidas e todos os tons de verde. Hoje o lagarto teiú voltou e eu fiquei radiante, ele mora dentro de um grande canteiro de hortênsias, num buraco . Ano passado era meu companheiro e havia sumido.
Por outro lado, os esquilos estão de férias, não os vi nenhuma vez. Eles moram numa árvore imensa na frente da varanda. Já os jacus são tão íntimos, chegam quase até a porta da casinha.
Hoje minha irmã Evelyn Kligerman faz dois anos de casada e viemos almoçar no BABEL. Um delírio absoluto. E agora vou para a casinha ler. O paraíso foi inventado aqui.

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

CAFÉ DA MANHÃ

O café da manhã é a minha hora mais preciosa. Ainda está bem fresco, pois acordo muito cedo e o dia amanhecendo é de tirar o fôlego. Eu e Juan conversamos um pouco sobre tudo. Quem acorda primeiro faz o café primeiro. Quando meus caseiros chegam encontram uma linda mesa posta para eles, às vezes ainda estamos na mesa conversando. Às vezes desço para fazer companhia quando já estou aqui em cima , no estúdio trabalhando e Juan já está andando. Eles são nossos amigos e colaboradores . Participamos da vida deles e Juan os levou ao Cristo, ao Pão de Açúcar, ao Rio Sul, ao Museu de Niterói, ao Jardim Botânico e às vezes vão a Mauá e os colocamos numa pousadinha bem camponesa perto do sitio.Eles se sentem incluídos. Inclusão é o que falta no Brasil, oportunidade para todos. Quando a auto estima está alta, o ser humano fica forte e consegue sempre ir além. Um primeiro passo foi dado com a Bolsa Família, mas uma professora me relata que às vezes alunos vão para a escola desinteressados completamente de tudo,apenas para não perder o que recebem.A Bolsa deveria exigir boas notas, como qualquer bolsa. Para que possam libertar-se da ajuda num futuro próximo. Mas agora, com o rolezinho, estamos vendo que os jovens querem mais, querem um espaço digno, com os mesmos direitos que os outros, que não são da periferia. Aqui em Saquarema observo o seguinte: a classe média não anda de ônibus , então, com uma passagem custando 2,80, é oferecido um ônibus cheio, com muitas janelas travadas neste calor, sem ar condicionado, viaja-se sem nenhuma dignidade. E se fosse a classe média alta que estivesse andando de ônibus? Todo o tempo vejo os menos favorecidos serem muito maltratados. Estamos a séculos luz de alguma igualdade .

Hoje viajo. Escreverei quando estiver em algum lugar com internet, pois na montanha , na minha casinha do bosque, não pega nem celular. Até.

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

ORAÇÃO

Regina Campana me conta que usa meu poema Oração, (que escrevi para um espetáculo do José Mauro Brant, escrevi em sua casa, para o lindo espetáculo de canções de ninar que montou), em todos os lugares. Já soube que o poema é lido em hospitais, presídios, fico muito emocionada!

Oração
A todos os ventos eu peço coragem.
A cada estrela, estrada.
Ao mar que não morre nunca, eu peço coragem.
E ao sol e à lua e a todo firmamento.
A cada pássaro, a cada pedra, a cada bicho da terra e do ar.
Peço coragem a tudo o que vive agora e ainda viverá.
Coragem para cavalgar os dias, navegar nas horas
E a cada minuto e segundo sonhar.

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

PARA MUDAR O MUNDO

Um post no facebook me diz: Não fique calma. Mude o mundo.

Como não se desesperar com todas as cenas de fome, guerra, violência, injustiças que vemos e lemos diariamente? A questão é : O que posso fazer?
Posso ter esperança, pois o mundo já foi pior. Pouco a pouco se vai tomando consciência  de muitas coisas. Mas a guerra é lucrativa e não vivemos imersos numa cultura de paz. Os filmes violentos prevalecem, os jogos violentos também. Mas eu posso, além de ter esperança, esticar os braços para os lados e para cima. E este pequeno espaço que me pertence posso mudar. Posso fazer alguma coisa por alguém, mudar alguma vida para melhor. Posso respeitar o outro, pisar com cuidado para não machucar seu coração. Ás vezes sou bruta e impaciente, tento melhorar.  Então, ao invés de reservar uma passagem para Marte, eu tento sempre ter esperança. Os ditadores e os que amam a guerra não são eternos. O ser humano é o pior predador do nosso planeta, mas existem pessoas maravilhosas, doadoras, cuidadoras, incríveis. E o ser humano faz arte, cria beleza.

domingo, 12 de janeiro de 2014

ALGUÉM PARA CORRER COMIGO

Acabei ontem de ler pela segunda vez o livro Alguém Para Correr Comigo, de David Grossman, Cia das Letras, que será discutido no nosso encontro do Clube de Leitura da  Casa Amarela dia 22 de fevereiro. Gostei ainda mais do que da primeira vez. Segundas leituras são maravilhosas pois nos aproximamos do texto de uma outra maneira. E como um arquiteto quando olha uma casa, percebemos todos os andaimes que foram utilizados, a estrutura para amarrar aquilo tudo.Que coisa magnífica deve ser escrever um romance, eu, que sou poeta e às vezes me atrevo a escrever uns contos curtíssimos, não tenho nenhum fôlego para narrativas longas e minha admiração por estes construtores de histórias e vidas é imensa.

Ontem vi um documentário belíssimo na TV 5 sobre a Mongólia. Todos os aspectos do país foram mostrados, a Mongólia está em pleno desenvolvimento e sua cultura milenar, a dos nômades, talvez em breve acabe, pois os filhos dos nômades já querem estudar nas universidades, ir para as cidades. E me apaixonei por um gato da Mongólia, lindo de morrer, um gato selvagem, totalmente peludo por causa da neve e do gelo e que infelizmente foi caçado e morto e meu coração se partiu, desliguei a TV antes do documentário acabar.


sábado, 11 de janeiro de 2014

VERDADE

O que é a verdade? Ela existe? Ou é um ponto de vista?

JOGO DA VERDADE

A verdade é um labirinto.

Se digo a verdade inteira,
se digo tudo o que penso,
se digo com todas as letras,
com todos os pingos nos is,
seria um deus-nos-acuda,
entraria um sudeste
pela janela da sala.
Então eu digo
a verdade possível,
e o resto guardo
a sete chaves
no meu cofre de silêncios.

in Pêra, Uva ou Maçã, ed Scipione.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

VISITA

Recebi a visita de uma professora de Xerem, Duque de Caxias, que adoro. Ela fazia parte do Clube de Leitura, fugiu, mas agora vai voltar, a Andrea de Souza.
O entusiasmo com que fala dos seus meninos e meninas, a sua paixão, como os seus olhos brilham, foi um grande presente receber tudo isso.
É uma comunidade muito pobre, ela me diz e a escola não tem internet. Então ela os seduz com livros. Saiu daqui de casa abarrotada de livros que mandei de presente.
Foi uma manhã esplêndida. Eu cozinhava enquanto ela ia me contando seus projetos. Que esta chama nunca se apague, Andrea de Souza!

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

AVISO

Abro o computador e o Google me avisa: hoje Simone de Beauvoir faria 106 anos.
Algumas mulheres foram  fundamentais para dar dignidade a muitas  mulheres. Quando tinha uns 15 anos li O Segundo Sexo. Não devo ter entendido quase nada, mas minha mãe sempre trabalhou fora de casa e era uma mulher forte, nem um pouco submissa. Na verdade, ela levava a casa, as contas e meu pai obedecia.
Mas devemos pensar nas mulheres que ainda estão acorrentadas, que são obrigadas, como em muitos países, a sofrer todo tipo de humilhação, nas mulheres que sofrem violência física, nas estupradas, nas que trabalham tanto quanto os homens e ganham muito menos, nas que trabalham fora de casa e ainda fazem todo o trabalho da casa, nas que são vendidas, traficadas. Se Simone de Beauvoir fosse viva continuaria lutando pelas mulheres. 

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

NETOS

Gabriela fará dois meses dia 12. Na última vez em que estivemos juntas, no Natal, ela mal abria os olhos. Ontem recebi uma foto nova. Gabriela de olhos bem abertos, já olhando o mundo com assombro e bastante diferente , com ares de mocinha. É por este motivo que semana que vem arrumo novamente meu tapete voador para aterrissar no sítio em Mauá. Não quero perder suas transformações intensas. Quero guardar os primeiros sorrisos da minha neta.

Luis, meu neto de 4 anos, totalmente bilingue me diz:
-Vovó, quando você fala espanhol eu entendo, mas você fala mal. Quase engasguei.
Luis passou uma semana aqui em casa com seu amigo Igor, neto da Vanda, nossa caseira. O amor dos dois é comovente. Na despedida Luis chorou muito e dizia:
-Estou muito triste, muito triste, estou chateado. E chorava baixinho, as lágrimas escorriam.

Temos um encontro marcado, na sua casa da árvore. Em abril levaremos o Igor, já está prometido. 

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

PRESENTE

A temperatura ontem e hoje aqui na minha casa em Saquarema , trouxe um presente inesperado: há um vento suave e fresco  na beira do mar e a pele não é mais um polvo pegajoso e eu renasço e posso trabalhar. Aquela onda de calor terrível deu uma trégua.Tenho dois livros em andamento e acima dos 32 graus não consigo pensar nem escrever, mal posso respirar ou ler. Eu e meu marido temos uma grande incompatibilidade meteorológica, enquanto ele ama o calor de paixão perdida, eu amo o frio. Eu ligo o ventilador e ele desliga. Eu abro a janela e ele fecha. Estou de camiseta e ele de manga comprida. Eu quase desmaio acima dos 30 graus e ele pula de alegria. E assim vamos vivendo até o final do verão .

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

UMA CRIANÇA NO CORAÇÃO

Apadrinhei ou amadrinhei uma criança em Moçambique pela ActionAid. Eles escolheram o país e me mandaram a foto . É uma menina, ela é linda e se chama Amissina. Tem 5 anos. Usa uma roupa africana: saia verde estampada e blusa com aqueles padrões africanos bem coloridos. Está descalça. Num primeiro plano vejo lixo no chão. Um pouco mais longe vejo uns telhados de sapê e três árvores. Meu coração se enche de amor. Enviarei um livro para que ela veja as ilustrações e minha foto também. Sua comunidade é muito pobre e espero que alguém possa ler meus poemas para Amissina.    

domingo, 5 de janeiro de 2014

JANEIRO

Janeiro é um barco azul e quente (aqui em Saquarema). No último dia do ano fizemos promessas, balanços, traçamos metas. Vamos fiando a vida , pensando que somos capitães, mas às vezes é a vida quem nos fia em sua roca que pode nos espetar, como no conto da Bela Adormecida. Melhor que tentar controlar a vida é soltar a alma e o corpo. A partitura vai se desenhando. Há que fazer sempre o melhor possível, isso sim e com amor e alegria.

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

GAIVOTAS

Depois de um temporal de madrugada o céu está lavado e limpo e penduradas no vento gaivotas dançam. Meu corpo gostaria de se livrar de seu peso e flutuar como as gaivotas por uma rota assim toda azul. Em alguns momentos especiais criamos asas. Que este ano que começa nos deixe voar.