domingo, 5 de dezembro de 2010

MULHERES LEITORAS

Tenho recebido muitas mensagens lindas de Duque de Caxias e sinto que minha visita foi importante, fez com que todos se fortalecessem. Eu fui apenas um espelho onde todos puderam se ver e ver como o que fazem é maravilhoso.

Releio ou melhor , revejo o belo livro Las mujeres, que leen, son peligrosas, ed. Maeva, Espanha. São quadros de mulheres lendo e um belo texto de Esther Tusquets. O quadro Nú Feminino de Suzanne Valadon me cativa. A pintora viveu de 1867 a 1938 e foi modelo de Renoir e Toulose-Lautrec, ou seja, ela mesma foi uma mulher nua posando. Mas no seu quadro, a belíssima mulher nua, sentada numa cama desfeita, está lendo. Ela acabou de acordar? Pela luz do quadro não sabemos a hora. Ou será que é um fim de tarde e ela espera o seu amor lendo um livro de poesia? Ela está nua, mas não em atitude provocativa ou erótica: ela simplesmente está lendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário