segunda-feira, 14 de março de 2016

VANDA E SAMUEL

Vou contar a história da Vanda e do Samuel. Para mostrar que posso ter uma grande consciência social e não concordar com o governo sem que por isso mereça adjetivos terríveis.
Vanda e Samuel vieram de Minas.
Quando estávamos construindo a nossa casa, Samuel era ajudante do pedreiro, ele misturava cimento. Juan vinha ver a obra todos os dias e num destes dias, viu que Samuel havia cercado a única planta, uma alamanda amarela, que havia no terreno, para que ela não fosse destruída.
Juan chegou em nossa casa provisória e me disse:
_ Encontrei o nosso caseiro.
Assim que a obra ficou pronta, Samuel veio trabalhar aqui de jardineiro. Não havia nenhuma planta, só o pé de alamanda. Hoje temos o mais lindo jardim.
Vanda, sua mulher estava muito doente. Eles não tinham casa, pagavam aluguel num casebre onde dormiam cinco pessoas.
Conseguimos uma internação no Pedro Ernesto.Fizemos toda a papelada e o seu caso era tão grave que ela foi operada em emrgência.
Compramos uma casa para eles na zona rural de Saquarema e a financiamos sem juros em alguns anos. Eles já acabaram de pagar , a casa é linda, com jardim, um varandão com fogão de lenha .
Pagamos um seguro de saúde para Vanda e ela trabalha meio expediente ganhando um salário integral. Eu já pagava seu FGTS muito antes de virar lei. Pagamos o seguro de saúde da sua filha que também tem um problema crônico de saúde; Pagamos um curso profissionalizante no Senac de cabeleireiro para sua filha que se formará em abril. Ela já havia feito cursos de manicure, maquilagem, etc. Pagamos a melhor escola particular para o neto da Vanda, pois queremos que esteja em pé de igualdade com o meu neto. Dou aula de leitura para a Vanda.
Samuel e Vanda comem com a gente na mesa e são nossos amigos. Participam das nossas vidas como nós participamos da vida deles. Quando chegam aqui pela manhã, encontram a mesa do café posta para eles.
Participam de todos os meus eventos de leitura, que faço gratuitamente, nunca pedi ajuda financeira para ninguém.
A minha imensa consciência social já nasceu comigo. Mesmo quando não podia eu dividia o que tinha. Já adotei muita gente pagando cursos de música, de inglês, etc.
Conto tudo isso para dizer que não concordo com esse governo. Aplaudo tudo o que foi feito de bom mas a corrupção não tem desculpa.
Os ganhos sociais não podem ser desfeitos, como não foram desfeitos na Espanha, quando o PSOE saiu do poder. A Espanha não perdeu seus direitos quando o PP (que eu detesto) assumiu o poder. Ainda bem que a filha da Vanda terá o seu Salão de Beleza e não precisará fazer faxina pelo resto da vida. A leitura está dando tanta dignidade para a Vanda, ela é outra pessoa. Ainda bem que a nova geração está podendo seguir novos sonhos. Mas ainda acho que tanto tem que ser feito pela educação e pelos professores. Não estou satisfeita com nada do que vejo. Falta muito.
Infelizmente não temos ninguém que pudesse assumir o Brasil, mas não por isso corruptos precisam continuar no poder. Corruptos precisam pagar pelo mal que fizeram.
Sou contra o governo e não tenho partido. Mas não concordo com o que vejo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário