sexta-feira, 22 de junho de 2018

O TEMPO TODO AO MESMO TEMPO



Uma vez, entrava na Rua Citiso, no Rio Comprido, R.J (onde morava), com meu filho Guga Murray, criança, quando ele parou de repente e me disse muito espantado:
- Mãe, agora mesmo estão acontecendo muitas coisas no mundo ao mesmo tempo!
Sim. Estão. Coisas maravilhosas e terríveis. Mas é a primeira vez na história que todos os acontecimentos nos chegam de uma vez ao mesmo tempo e de uma maneira incrível, com fotos, vídeos, vozes, músicas.
Vejo ao mesmo tempo as iniciativas mais maravilhosas, os trabalhos de arte mais incríveis, as descobertas científicas mais impressionantes e crianças engaioladas, separadas dos pais. Nada justifica a maldade de um humano contra outro. 
Nada justifica uma favela ser metralhada com vidas de civis sendo interrompidas. 
Não é possível ficar imune a tantas crueldades e tantas maravilhas. 
Mas a crueldade machuca mais ainda quando somos impotentes.
Cada um faz o que pode quando tantas injustiças nos deixam atônitos.
Eu escrevo poemas e trabalho com professores que tentam por todos os meios salvar suas crianças, vejo o quanto o amor fabrica. Trabalho com a beleza. Sempre .
Vejo como a poesia toca as crianças. Toca os adolescentes.
A minha ideologia é a bondade e a religião também. Então não importa se a crueldade está acontecendo num regime assim ou assado. É crueldade aqui ou ali.
Quando a nossa capacidade de se identificar com o outro termina, a nossa capacidade de sentir a sua dor não existe, a humanidade está morta em nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário