segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

BÚZIOS E PRAGA

Em 2001 passamos uma semana em Praga. Alugamos um apartamento na frente da Ponte Carlos e me apaixonei perdidamente pela cidade. A dona do apartamento , Zdena, era uma grande leitora e ficamos amigas. Ela me deu um livro de poesia do maior poeta checo, segundo ela: Karel Jaromír Erben. O livro se chama Kytice e tem uma capa linda, um jarro de flores. Olho o livro e ele me leva de volta a Praga e aos dias maravilhosos que aí passamos. Nunca pude ler nenhum poema mas gosto de abri-lo, suas páginas amareladas, sua lingua estranha.
Ontem, domingo, Andrès Cardó , nosso imenso amigo de todas as horas , nos convidou para almoçar em Búzios. Na véspera, ele nos contou, ficou garimpando algum lugar especial e encontrou um café-restaurante-antiquário lindíssimo. Eles não abrem para almoço, mas não há nada no mundo que Andrès não consiga, logo eles abriram a casa só para nós três! Levei o livro. Ivana, a dona e cozinheira se emocionou muito e me contou que sabia de cor vários poemas do poeta Karel, que é um grande, imenso poeta. O título quer dizer um ramo de flores e escolhi ao acaso uma estrofe para ela traduzir. Ela estava toda afogueada de felicidade e me traduziu um pedacinho. Depois, no final do almoço voltou e falou de cor outro trecho de um poema.
A casa é mesmo linda, se chama Baroque Café e parece que estamos em Praga. Foi tudo muito diferente, até o dono, Mike, querendo nos vender relógios antigos ... Mas Andrès está de partida e seu tempo agora é outro, não cabe em nenhum relógio: tempo de despedidas e novos sonhos.

2 comentários:

  1. Roseana: através de suas poesias,que leio há anos, me sinto próxima de você.Por isso essa minha liberdade de te escrever aqui no seu blog.Se tiver te incomodando,me diga e eu escrevo só de vez em quando..rsrs.Praga é meu maior sonho e minha maior fantasia.E a conheci um pouco agora,através do seu relato.Estou me organizando pra visitar meu filho, músico,que faz mestrado em Lyon e quem sabe vou até Praga.Agora Búzios é outra história.Beijos felizes da maria neusa

    ResponderExcluir
  2. Maria Neuza, Praga é mesmo linda, não perca de jeito nenhum. Búzios está aqui ao lado de Saquarema e de vez em quando vamos até lá para passear, é linda. Você não me in comoda de jeito nenhum, fico muito feliz em receber teus comentários! Roseana

    ResponderExcluir