sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

ABELHAS

Tenho um amigo que mora lá no final da montanha, em Visconde de Mauá, no Vale do Marimbondo. Somos amigos desde 1976. Ele era bancário e um dia resolveu mudar de vida. Abandonou a segurança, comprou um terreno e construiu sua casinha de madeira com as próprias mãos. Ele vive fora do sistema quase que totalmente. É bastante auto suficiente, planta o que come e o que não pode plantar compra com o dinheiro do mel das abelhas que cria. teve alguns casamentos, mas nenhuma das suas mulheres aguentou ficar num sítio tão isolado. Mas Salvador tem muitos amigos e não é um ermitão sério: é alegre, bem humorado, não perde uma festa, é um grande dançarino. Agora leio que as abelhas estão ameaçadas por pesticidas. Já até assinei um manifesto da Avaaz. Se as abelhas desaparecerem toda a cadeia alimentar do mundo estará ameaçada. O que estão fazendo os homens com o nosso mundo? Já sabemos que muitas mortes poderiam ter sido evitadas na Região Serrana. Por que os políticos não governam para o bem estar de todos? As previsões climáticas são terríveis e o próprio ex-prefeito de Friburgo que distribuiu terras em troca de votos morreu soterrado. Só podemos atuar no pequeno, então por favor, plantem árvores e que meu amigo possa continuar criando suas abelhas.

3 comentários:

  1. Disse muito bem a sua leitora Vanessa: Como sempre, Leonardo Boff conseguiu dizer a que veio!
    Foi um texto belíssimo e muito importante. Eu sou Bióloga, e nas minhas aulas práticas eu me lembro de um Professor em especial: Dr.Newton Santos (era médico cardiologista). Ele tinha um extremo cuidado ao retirar qualquer vegetal para estudo. Ele nos passou isso durante dois anos em que foi o nosso professor de Zoologia. Ele procurava anteriormente o responsável pelo parque ou por qualquer região que nos levava para saber a quantidade de vegetal ou de animal daquela região e qual deles poderíamos usar para estudos. Tinha sempre o cuidado dentro do possível de deixar uma muda de planta com o responsável. Ele era Zoólogo, mas também tinha formação em Botânica. As aulas deles eram verdadeiros poemas à natureza.
    Ao ler o que você escreveu - hoje é dia das minhas emoções- me lembrei muito dele e do seu amor pela natureza. Deus me livre se ele soubesse desse problema das abelhas com o seu amigo. Segundo a sua mulher ele teria feito um escândalo zoológico e botânico.
    Tomara que muita gente esteja lendo o seu BLOG e possa divulgar essa falta de respeito e de amor ao PRÓXIMO e a SI mesmo.
    Angela Quintieri

    ResponderExcluir
  2. Roseana: isso mesmo...somos pequenos e somos poucos..mas como disse meu filho mais velho aos quinze anos de idade:"mãe,hoje descobri que faço diferença no mundo".Plantemos árvores,defendamos abelhas e baleias,façamos coleta seletiva do lixo,sejamos gentis com as pessoas e com a terra,nossa mãe.Beijos verdeecológicos.

    ResponderExcluir
  3. Angela, o problema das abelhas é mundial. maria Neuza, sim, a gente faz muita diferença.

    ResponderExcluir