segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

BUZIOS

Ontem fomos a Buzios almoçar com nosso amigo Andrès Cardó. Andrès é peruano casado com Inés,uma espanhola basca e viveu dez anos no Brasil. Em janeiro de 2010 foi morar na Espanha e deixou uma casa em Buzios e uma grande paixão pelo Brasil, mas volta de vez em quando para se alimentar. Eu perguntei: _ o que você sente em Buzios, Andrès ? E ele me disse: _ paz.
Andrès tem 3 filhas lindas e já estão adaptadas na Espanha mas dizem que as amigas de lá não são como as amigas brasileiras e às vezes choram de saudades. Não é fácil deixar o Brasil. Aqui é um dos únicos lugares do mundo onde convivem todas as religiôes, todos os diferentes com todos os iguais. Ou diferente é igual? Conhecí Buzios em 1971 quando nada ainda existia. Acampamos na Praia da Ferradurinha onde não havia nem uma casa. Mas a beleza de Buzios é estonteante embora a cidade tenha crescido sem nenhum cuidado ambiental. Condomínios brotam a cada instante retirando a mata nativa. Seria bom que de agora em diante se preocupassem em reservar espaços para a vegetação nativa. Vai ver que isso já existe e eu é que não tenho conhecimento. Enquanto almoçávamos com o belíssimo mar em frente, falamos com Inés, a mulher do Andrès, morta de frio em Madrid. Ela nos diz: _ ah, que inveja, como eu queria estar aí! Em maio estaremos os quatro juntos outra vez em Madrid. É uma belíssima amizade, estamos sempre juntos em pensamento. O Juan tem razão com seu livro 50 Motivos para Amar o Nosso Tempo: vivemos um tempo extraordinário, apenas uma noite nos separa do resto do mundo, a comunicação com todos aqueles que amamos é em tempo real. Quando meus pais eram jovens, para vir da Europa para o Brasil , eram muitos dias de navio. O mundo ficou pequeno. E é o único mundo que temos. Há que cuidar para que nosso mundo continue podendo ser a nossa casa.

4 comentários:

  1. Um almoço olhando a bela praia de Búzios! Coisa maravilhosa... Que bom que você veio visitar minha cidade Roseana...Concordo com você sobre a preservação... Pelo que sei existe um documento que proíbe construções onde elas existem, mas não é o que vemos na realidade (aqui o R$ tem poderes inacreditáveis). Abraço carinhoso! Ah! Esqueci de falar, terminei de ler o livro do Llosa... Estou sem palavras... =)

    ResponderExcluir
  2. Vanessa eu senti a mesma coisa que você. Eu fiquei muda uns cinco minutos.
    Beijinhos para você.
    Angela

    ResponderExcluir
  3. Que bom que vocês gostaram do livro, espero que a mudez esteja dizendo isso.

    ResponderExcluir
  4. Sem dúvida que sim! Cheguei a ficar triste quando li a última página! =) Abraços!

    ResponderExcluir