quarta-feira, 11 de maio de 2011

SENHOR MARIO

Ontem , depois de caminharmos toda a tarde por Siena, nos sentamos no jardim do hotel para ver o por do sol as 20.30hs. A vista do vale de Siena era belissima e logo saiu a lua e ficamos ate o frio nos expulsar.
Hoje, as 9hs da manha veio nos buscar Giuseppe Marchetti da Agencia My Tour. Giuseppe fala muitas linguas, inclusive portugues, pois morou dois anos no Rio, no Jardim Botanico e conhece a Toscana como a palma da mao.
Primeiro fomos a cidade de Buon Convento , a cidade e muito antiga, belissima , e logo fomos ate a Abadia de SantAntimo , do seculo IX. Chegamos na maravilhosa igreja romanica e havia uma missa com canto gregoriano. Emocionante. Disse Giuseppe que foi uma sorte, nao e sempre que se encontra uma missa com cantos.
Castelnuovo de l'Abade parecia uma cidade abandonada, lindissima, cabia num lenço! nem um bar havia, so ruas e casas maravilhosas, antiquissimas e algumas mulheres sentadas na porta da casa. A vista para o vale tirava a respiraçao. O dia era de um azul diafano. Em cima da cidade visitamos a Fortezza de Montalcino de 1361. Como todas as cidades viviam em guerra as fortalezas eram importantissimas para a segurança das cidades, e tambem as muralhas e as portas. Tanto Buon Convento como Castelnuovo de l'Abade possuem suas portas intactas. E as portas de Siena se fechavam ate os anos 50.
Chegamos a Montalcino. A cidade e maravilhosa, e gira em torno do vinho Brunello de Montalcino, sao dezenas ou centenas de enotecas onde se degusta o vinho e nos arredores sao muitos e muitos vinhedos para se conhecer e degustar a produçao. Mas uma propriedade se destaca entre todas : a Abbadia Ardenga, uma adega-museu, situada numa casa do ano 900, que ficou famosa porque era um dos lugares seguros onde podiam hospedar se os peregrinos que iam a Roma ou Jerusalem.Sobre esta casa, no ano de 1300 se construiu um castelo que foi destruido durante uma guerra Mas agora se descobriu no subsolo uma passagem e um esconderijo e entao se encontraram objetos, armas, utensilios daquele tempo, tendo portanto se transformado em museu.
Alem dos objetos do passado longinquo, o Senhor Mario levou para esta casa, quando se mudou, todos os instrumentos com que se trabalhava a terra e agora fazem tambem parte do museu, pois ja nao se usam mais.
O Senhor Mario Ciacci , dono da vinicula, de um dos melhores Brunellos, que foi ate os anos 60 , durante seculos, propriedade da familia Piccolomini , familia que deu a Igreja o famoso Papa Pio II, nos recebe em pessoa. Este lugar ficou famoso porque ai dormiu o Arcebispo de Canterbury , Sigerico,no ano 990.
O Senhor Mario nos mostrou todo o museu, ele respira historia. Sabe todos os seculos na ponta da lingua. Escreveu quatro livros sobre a historia da vinicola e de sua familia. Sua familia leva 50 anos produzindo vinho e azeite.
O Senhor Mario nos conduziu pelos poroes molhados com tanta delicadeza que parecia que caminhavamos sobre uma estrada aerea. Nos mostrou a adega onde guarda os tesouros, seus vinhos mais antigos, ate de 1945.
A casa possuiu muitos poços de agua maravilhosa.
Entao ele e sua mulher, Santa, nos serviram os melhores Brunellos e os melhores queijos e presuntos e nos presentearam com duas garrafas dos seus melhores vinhos e seus livros. E brindamos com uma grappa feita por ele a nossa saude eterna, que dentro de cem anos ainda possamos brindar aos melhores momentos da vida.
E de raspao passamos por Pienza, que recebeu o nome de Pio II, cidade alegre e colorida.
Giuseppe foi um anfitriao perfeito. E nos deixou de volta em Siena com uma alegria que nunca se apagara.

4 comentários:

  1. Mama, que espetáculo sua descrição, parece que estamos ai junto com vocês, Seu Mário e sua adega maravilhosa.
    Curtam muito tudo.
    Beijos e saudade,
    André

    ResponderExcluir
  2. Estou curtindo a Itália junto com vocês...quem sabe vc escreve um livro de memórias,heim??? Beijos viajantes.

    ResponderExcluir
  3. Maria Neuza, quero dividir um pouco toda esta beleza.

    ResponderExcluir
  4. Andre, a visita de hoje foi muito impressionante tambem.

    ResponderExcluir