domingo, 11 de setembro de 2011

BONDADE

Quando tudo aconteceu, no dia 11 de setembro de 2001, eu estava num café da manhã com poesia, numa escola, conversando com adolescentes. Meu filho André e minha nora Dani Keiko moravam em Miami. Era aniversário da Dani. André, quando finalmente conseguimos nos falar, me disse: "quero me lembrar de todas as pessoas que estão nascendo hoje, neste dia."Então, já que , ao longo destes dez anos, tantas pessoas nasceram no dia 11 de setembro, gostaria de falar da bondade humana, da capacidade que o ser humano tem de compaixão, de sacrifício pelo outro, de se dedicar a causas belas em todos os lugares do planeta, de ajudar a quem precisa.
Juan me conta que seu pai, Guillermo, na Espanha devastada pela Guerra Civil, onde as pessoas não tinham o que comer, era professor. A escola funcionava na sua própria casa. Muitas vezes os camponeses, por gratidão, lhe traziam alguns ovos ou azeite, já que era ele quem escrevia cartas para todos. Ele dizia para sua mulher Josefa que não aceitasse, pois aqueles ovos poderiam matar a fome de uma família que não tinha nada para comer e eles pelo menos tinham os livros e um pequeno salário.Quando um familiar morreu e uma terra teria que ser dividida como herança , ele abriu mão da sua parte, já que, ele disse que já eram ricos, apesar da pobreza, pois sabiam ler, escrever e pensar.
Penso em todas as pessoas que arriscaram suas vidas para esconder judeus em suas casas na Segunda Guerra Mundial. Penso nos milhões de seres humanos que agora, neste momento , estão doando amor para alguém.
Então desejo que minha nora Dani Keiko, uma mulher corajosa, forte, amorosa, sempre pronta a ajudar a todos que estão ao seu redor, possa comemorar seu aniversário hoje pensando na capacidade que nós, seres humanos temos de exercer a bondade.

7 comentários:

  1. Roseana: pza e luz para sua norinha aniversariante...que nosssas terríveis lembranças do dia acontecido há dez anos sejam geradoras de atos de amor,bondade, compaixão.Beijos tristes mas esperançosos.

    ResponderExcluir
  2. parabéns para dani e todos os meus amigos que fazem aniversário hoje. o mundo é bacana apesar e por conta de tudo.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Roseana! Não sei qual é o seu e-mail, portanto terei que falar por aqui, mesmo.

    Escrevi um post em homenagem à você e ao Juan lá no meu blog, utilizando um dos seus poemas. Espero que goste. Este é o link: http://bitw.in/RT7

    Beijos,
    Malú :)

    ResponderExcluir
  4. Malú, está lindíssimo o post com o meu poema do Carteira de Odentodade. E lindo o que você escreveu. OBRIGADA!!! Quando vier a Saquarema passe por aqui.

    ResponderExcluir
  5. Que ótimo que gostou, Roseana. E pode deixar que eu passo aí!

    ResponderExcluir
  6. Então estou te esperando, Malú e o Juan também.

    ResponderExcluir