terça-feira, 6 de setembro de 2011

PARNAÍBA

Minha viagem até a Parnaíba foi um mergulho dentro de um sonho. De Teresina até o meu destino são uns 400 km, mas a estrada é linda e fui entrando devagarinho na noite nordestina. De vez em quando umas casinhas iluminadas pareciam vagalumes. Cheguei muito cansada mas no café da manhã já estava refeita e a alegria de reencontrar Cinéas , que me acolheu como princesa e foi me conduzindo pelo Porto das Barcas onde se realizava o Salipa, dentro de um conjunto belíssimo , suas pedras centenárias cheias de segredos, as casas coloniais beirando o rio, tudo já era cenário. O palco foi arrumado com esmero para a nossa manhã poética. Parecia a sala de uma casa. Não gosto da palavra palestra, pois parece que chego cheia de verdades, mas eu não sei nada e só tenho perguntas e perplexidades e é isso que quero sempre dividir com a platéia.Falamos da função libertadora da poesia e da arte, Cinéas leu alguns dos seus lindos poemas e foi uma manhã luminosa. A cidade é realmente bela.
Wellington e sua mulher Lucíola me levaram para conhecer algumas praias, comemos um fantático peixe frito na Praia do Atalaia e entrei no melhor mar do mundo, água cristalina, quente, que nos conduz a um estado tão paradisíaco que não dá para descrever.Depois rumamos para Barra Grande, passando por Peito de Moça, Coqueiro, Cajueiro da Praia.
As cidadezinhas são lindas e a natureza aí ainda não foi tocada, é um santuário. Barra Grande, onde almoçamos numa pousadinha, é impactante demais. A temperatura e o perfume do ar nos remete a um tempo anterior à criação do mundo.
Volto maravilhada com a acolhida , volto plena

15 comentários:

  1. Roseana querida: o segredo é esse : ter perguntas e perplexidades para dividir....que bom que foi bom,dessa vez.Eu estou de volta a Divinópolis,meu coração dói pela despedida do meu filho e da norinha que voltam pra França:"despedir dá febre",como vc bem sabe.Beijos alegres por vc.

    ResponderExcluir
  2. Maria Neuza, agora é sonhar com o reencontro!!! Assim é para nós que temos filhos longe.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, parece até aquele filme CARTAS PARA A JULIETA. Tenho certeza que muita gente, vai querer comprar passagens para conhecer essas cidades de perto. Sua descrição dos lugares aonde vai são fantásticas. Eu geralmente viajo sem sair do lugar. Parece mágica.
    Olha que descrição fascinante:
    "entrei no melhor mar do mundo, água cristalina, quente, que nos conduz a um estado tão paradisíaco que não dá para descrever".
    Olha essa outra:
    "As cidadezinhas são lindas e a natureza aí ainda não foi tocada, é um santuário. Barra Grande, onde almoçamos numa pousadinha, é impactante demais. A temperatura e o perfume do ar nos remetem a um tempo anterior à criação do mundo.
    O povo de lá deve estar envaidecido..
    Que bom que você voltou.
    Boa sorte, amanhã, lá na BIENAL.

    ResponderExcluir
  4. Pode deixar,mas sei que será um sucesso.
    Bjs bienais.
    Angela

    ResponderExcluir
  5. Oi, Roseana que bom que você gostou de Parnaíba. Realmente é uma cidade linda,uma beleza intocada pelo homem. Ficamos maravilhados com sua conversa poética.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Lanna, você é a menina bonita que me acompanhou para comprar a rede?

    ResponderExcluir
  7. Sim,voltamos de Parnaíba no mesmo carro de depois paramos na Central de Artesanato para comprar a rede. Tenho certeza de que a rede ficou linda na sua varanda.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. As duas redes do Piauí ficaram maravilhosas na minha varanda, uma verde e outra azul.

    ResponderExcluir
  9. olá, não pude ir ao Salipa

    mas lhe enviou esses sotaques daqui

    http://querumbloggratuito.blogspot.com/search/label/piaui%C3%AAs

    ResponderExcluir
  10. oi Roseana tudo bem? so gostaria de agradeçer por vc ter se maravilhado por minha cidade.realmente e uma cidade linda:so faltam envertimentos.estou longe: a trez anos, mais e o bastante pra sentir saudade.espero q vc va la mais vezes.quem sabe poderiamos nos conhecer?

    ResponderExcluir
  11. Fico muito feliz com tão lindas palavras sobre a minha cidade,Parnaíba agradece. volte sempre.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Não pude ficar alheia a tamanha admiração por uma cidade que pra mim é a mais bela e maravilhosa, me emocionei muito com suas palavras ao descrevê-la. Até trancrevi seu texto em meu blog, como pode ver:
    http://nelgca.blogspot.com/2011/11/cidade-e-realmente-bela.html
    Obrigada, por tamanho reconhecimento à uma das mais belas maravilhas do nordeste, minha querida Parnaíba.

    ResponderExcluir