terça-feira, 11 de setembro de 2012

SEGREDOS

Releio meu livro O Traço e a Traça" da ed. Scipionne que foi escolhido pelo Governo Federal para fazer parte do Programa Alfabetização na Idade Certa. As ilustrações são maravilhosas, não conheço a ilustradora: Elma, do Recife. Releio:

" O João guardava um segredo
tão bem guardado debaixo
da cama que ninguém
sabia o que era.
Parece que era coisa importante,
pois todo segredo é tesouro".

Outro dia li um artigo muito bom sobre privacidade. Há toda uma discussão sobre o tema. Nossa privacidade acabou?
Vejamos: endereço e telefone são facilmente encontráveis.
Banco, conta do banco, cada vez que passamos um cartão estes dados ficam disponíveis. O mesmo acontece quando se compra algo com cartão de crédito nos estabelecimentos, na rede. Nossa casa está visível no Google.
Nossas preferências também ficam disponíveis a partir do que compramos. Também se pode saber da vida do outro através do seu lixo.
Mas temos muitos segredos . Disponibilizamos nas redes sociais apenas o que nos interessa. O que sinto a cada instante , isso me pertence. Como lido com as minhas emoções mais profundas, com as minhas contradições, isso é meu e não pode ser contabilizado nem roubado nem clonado. É um vento que flutua sobre a minha poesia.
Meu acervo de memória, minhas manias, meus ancestrais, tudo isso é privacidade. O tamanho do meu amor , isso é meu. O medo da morte é meu. A paixão pela vida: minha.
Não tenho medo de que invadam ou roubem a minha privacidade. Eu traço os limites.


Nenhum comentário:

Postar um comentário