quarta-feira, 2 de julho de 2014

POÇO DOS DESEJOS

Recebi meu novo livro POÇO dos DESEJOS, ed. Moderna. Somos seres desejantes. Mas possuir desejos que incluam a felicidade do outro produz mais felicidade do que desejos egoístas. É um fato comprovado pela neurociência. Li sobre a seguinte experiência: um número de pessoas recebeu uma quantidade X de dinheiro para gastar apenas consigo. Outro número de pessoas ganhou a mesma quantidade de dinheiro para gastar realizando desejos de outros, por exemplo, uma viagem a um sobrinho, um curso de línguas para um amigo, etc. A felicidade do primeiro grupo foi muito menos duradoura do que a do segundo grupo. Isso pode ser medido pelas áreas envolvidas no cérebro.
Foi maravilhoso fazer o livro. Busquei meus próprios desejos, perguntei para muita gente sobre seus desejos. Gosto das ilustrações do Samuel Casal.Já experimentei os poemas com uma turma do Café, Pão e Poesia (meu encontro com leitores de escolas públicas aqui em casa) e foi divertidíssimo, foi ótimo.
Meu amigo Maurício Leite está profundamente envolvido com o livro, pois foi quem me deu a ideia com sua exposição de brinquedos onde havia um poço dos desejos. Eu amo o Maurício, quase nunca nos vemos, mas não é necessário, há um fio azul que liga nossos corações e faz uma estrada por onde a amizade caminha.

Vai um poema do livro:
DESEJO DE SER OUTRA PESSOA
Este é um desejo bem esquisito
mas existe.
Às vezes, exausta de mim,
queria ser outra pessoa
com outro rosto, outro corpo,
mas principalmente
outros talentos.
Se não sei dançar, a outra saberia,
se não sei nadar e não toco nenhum
instrumento,
a outra saberia.
Sendo medrosa, a outra seria
corajosa,
se não sei andar de bicicleta,
a outra andaria.
Se não sei costurar nem bordar
e a minha roupa anda sempre desarrumada,
a outra seria elegante.
E de trás pra frente, de frente
pra trás,
tudo seria diferente.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário