sexta-feira, 28 de novembro de 2014

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS

Quando os meninos e meninas da Escola Rural do Palmital aqui de Saquarema vieram aqui em casa (abro um parênteses para dizer que escolas deveriam ter nomes poéticos e não de pessoas pois nenhum aluno sabia quem era o senhor que nomeia a escola ) perguntei se eles brincavam do que eu brincava quando era criança.Algumas brincadeiras eles conheciam e outras não. O meu novo livro Brinquedos e Brincadeiras traz as brincadeiras que eu amava. Eu amava pular corda. Ai que inveja de mim pulando corda quando criança! Ganhava qualquer concurso.
PULAR CORDA
Se pudesse o menino pularia
     corda
com a linha do horizonte,
se deitaria sobre a curvatura
     da Terra
para sempre e sempre
     saudar o sol,
encheria os bolsos
de terra e girassóis.
Mas chove uma chuva
     fina

e o menino vai até a cozinha
     fritar ideias

Eu morava , bem pequena, num prédio com flores azuis. Aquelas flores que grudam na roupa, são lindas e nosso jardim está cheio delas. Eu amava as minhas bonecas e amava que me fizessem roupas novas para as bonecas. Amava as cestas de costura. Tocar nas linhas, nos botões, enfiar o dedo num dedal de pura prata, passar a mão no ovo de madeira para cerzir meias!!!!!! Na verdade não gosto nem um pouco desta nossa sociedade de consumo e desperdício! A gente usava as roupas até acabar e todas as coisas. Até as meias eram cerzidas.
CESTA DE COSTURA
Dentro da cesta
     de costura
da mãe e da tia,
     agulhas e
fios de linha
     colorida,
botões, rendinhas,
     dedal.
A boneca pede
e a menina obedece:
     Quero
um vestido novo,
     com manga
     e bainha.
A mãe ajuda,
corta o pano,
     costura.

E lá vai a menina
feito fada madrinha
da boneca de roupa nova.

E as cirandas? Não há nada mais maravilhoso e antigo do que brincar de ciranda. Todas as danças de todos os povos , desde o começo do mundo, têm alguma ciranda.
CIRANDA
Ciranda, cirandinha,
vamos todos cirandar,
enquanto ainda dá tempo,
a primeira estrela anuncia:
A noite já vai chegar.
Vamos dar a meia volta
de mãos bem apertadas
e corações entrelaçados,
volta e meia vamos dar.

O anel que tu me deste
era vidro e se quebrou,
o tempo parece de vidro,
há que carregar com cuidado,
o amor que tu me tinhas
era pouco e se acabou,
mas amor nunca se acaba,
meia-volta, volta e meia,
outro amor há de chegar.

Quem quiser comprar meu livro Brinquedos e Brincadeiras pode pedir diretamente à FTD ou em alguma livraria virtual. As ilustrações da Cris Eich são uma delícia. Faço este momento comercial porque muita gente me pergunta onde pode comprar o livro.
Pretendo fazer um lançamento aqui em Saquarema em março.

    

3 comentários:

  1. só acho que deveria ter um pouco mais de poemas

    ResponderExcluir
  2. Ahhh mano tive que copiar essa merda toda pra um trabalho de Português que merdaaaaa pq fazer poemas tudo isso e uma merdaaaaa vão tudo a merda se vc quer poemas faça mas poemas pequenoooo desgraça vá a merdaaa poemaaa lixoooo

    ResponderExcluir