quarta-feira, 26 de novembro de 2014

UM BAILARINO

Vou contar uma história linda, de amor e superação:
Um dia, Maria Clara, uma professora de Saquarema e membro honorário do nosso Clube de Leitura, pois foi a primeira leitora do Clube, veio até a minha casa me falar do Leonardo Brito de Mendonça. Ele é negro, de família humilde , a pessoa mais guerreira do mundo. Ele começou a dançar no Projeto Primeiro Passo em 2009, na Colônia dos Pescadores, dança de salão e balé  clássico. Pois bem, Leonardo passou para a Escola Estadual de Dança Maria Olenewa, do Teatro Municipal, no Rio de Janeiro. Só que ele mora em Saquarema e estuda na Etec de Saquarema, onde está terminando o Segundo Grau. Então, ele pegava  o ônibus universitário às 4hs da manhã para estar no Municipal cedo. Voltava em ônibus de carreira para ir para a escola à noite. Tinha que estudar além disso. Maria Clara veio um dia na minha casa para passar o chapéu. Ela estava fazendo uma vaquinha para ajudar o Leonardo, pois ele tinha que comer e pagar o ônibus da volta. Me comprometi com uma quantia X por mês como ajuda de custo.
E agora vem o melhor: Leonardo ganhou uma bolsa integral para um curso de férias no Miami City Ballet School . Foi o único que ganhou a bolsa integral. Fez a prova na frente do Diretor da Escola.
Leonardo entrou no Municipal pulando vários níveis para fazer balé clássico. Agora faltam quatro anos , mas ele já ganhou prêmios em festivais de dança.
Ou seja , além de Leonardo ter o sorriso mais lindo do mundo, ele é um talento raro.
Ele ganhou a bolsa do curso, mas precisa de uma passagem e dinheiro para comer e se locomover. Bailarinos brasileiros que estudam lá ofereceram alojamento para ele.
É uma honra para Saquarema e espero que a Prefeitura possa ajudá-lo, pelo menos com a passagem. Ou a Câmara dos Vereadores.Ou a Secretaria de Educação.
Ele pode ser o bailarino que nasceu em Saquarema e foi dançar pelo mundo.
Ele ontem veio aqui em casa me contar, conversar comigo. É uma pessoa tão linda, tão cheia de sonhos, no seu olhar só tem dança. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário