sexta-feira, 17 de março de 2017

UMA SALA DE LEITURA EM ITABORAÍ

Ano passado fui "adotada" por Itaboraí, que tem um Projeto de Leitura maravilhoso. Fui lida por mais de 80 escolas, 31.000 crianças.
Hoje Prica Mota, minha amiga e professora em Itaboraí e Cabo Frio, foi tomar um café comigo e me contou que sua escola não tem uma Sala de Leitura. E seu sonho é uma Sala de Leitura. Torço para que a sua escola consiga.
Acho que um espaço de leitura numa escola é um luxo imprescindível. Com tapete, almofada e rede. Para que a criança associe a leitura ao aconchego, ao afago, ao melhor lugar do mundo.
Uma vez , na década de 80 fui trabalhar numa biblioteca numa favela, numa época em que se podia entrar na favela sem pedir permissão.
Fui com uma pessoa que ia contar histórias, mas não me lembro seu nome. Era uma Biblioteca Comunitária e a comunidade cuidava mesmo. Era uma casinha linda, com chão de vermelhão, muitas plantas, muitos paninhos bordados cobrindo as coisas, com cozinha e tudo. E com que orgulho me apresentaram a sua Biblioteca.
Na Biblioteca faziam festas de batizado, casamentos e etc. A Biblioteca era a menina dos olhos de todo mundo. E dava mesmo vontade de ficar ali, aconchegada, lendo.
Numa escola a Sala de Leitura tem que ser refúgio, oceano, horizonte e caverna. Tudo isso junto. E é lá que tem que pulsar o coração da escola.Toda Sala de Leitura deveria ter também um belo acervo para o professor. O que seria da escola sem um professor leitor?

Nenhum comentário:

Postar um comentário