sábado, 26 de setembro de 2009

OGÍJARES

Ontem fui ao pueblo de OGÍJARES. Os pueblos de Granada são lindíssimos e possuem uma raíz muito antiga. Alucino com os nomes. Este lugar foi antes um assentamento árabe. Mas a origem do nome é latina: Hortum Sacrum, que em árabe ficou Ortexica, Oxijar. Eram dois povoados e se juntaram, daí o plural Ogíjares.
Fui ao aniversário de Guillermito, meu sobrinho-neto, filho da Célia, sobrinha do Juan, meu marido . A família é grande, estavam todos aí. Na Andaluzia as famílias são tribais, um eco das famílias árabes e judias . Judeus e árabes foram expulsos em 1492 mas a Espanha em sua camada mais profunda, ainda é árabe , ainda é judia. Como num palimpsesto, basta raspar um pouquinho o seu verniz que podemos sentir pulsando costumes antigos.

2 comentários:

  1. Muitobom o blog. Veja o meu se puder vai se ruma honra....

    Já li muitos de seus poemas, lindos!!!

    ResponderExcluir
  2. Olhei o seu blog. Muito legal. Um abraço, Roseana

    ResponderExcluir