sexta-feira, 5 de novembro de 2010

EDUCAÇÃO

Felizmente a Academia Brasileira de Letras, além do Ministro da Educação, também se posicionou contra a censura ao livro Caçadas de Pedrinho de Monteiro Lobato. Parece que há uma (quase)unanimidade em torno da idéia de que não se pode mutilar uma obra de arte em nome do que é politicamente correto. Com algumas vozes dissonantes.
Assistimos todos com surpresa a afirmação da Presidente eleita Dilma Roussef de que a educação no Brasil está muito bem encaminhada, em sua primeira entrevista coletiva. Mas hoje o Brasil está junto com o Zimbáue em número de anos de estudo. Não é uma boa companhia e claro, o governo contesta a avaliação da ONU. Não contestaria se os números fossem favoráveis ao Brasil. Ao invés de contestar deveria se preocupar.Acho que a situação é alarmante. Quantos talentos se perdem no Brasil? Milhões? A maior riqueza de um país são suas mentes e gostaríamos que chegasse o dia em que a educação ocupasse um lugar privilegiado na agenda dos governantes. O governo deveria investir muito na formação dos professores, pois a base é o ensino fundamental. Tornar o ensino médio obrigatório com uma agenda interessante para que o jovem não fuja da escola. A criança já deveria sair do ensino fundamental falando uma lingua estrangeira, pois é quando criança que se aprende linguas com facilidade. O ensino do espanhol jé é obrigatório mas eu não vejo isso nas escolas. E a LEITURA deveria ocupar um lugar de absoluto destaque, pois quem não sabe ler não pode escolher. Há que saber ler o que está no texto e o que não está no texto, as entrelinhas. Educação é saúde, pois a ignorância literalmente mata.

Amanhã é o almoço do nosso Clube de Leitura da Casa Amarela. Hoje chega minha irmã Evelyn Kligerman , que faz parte do Clube. O pessoal de Duque de Caxias já confirmou a presença. Teremos alguns convidados: uma leitora do blog, Angela, e sua amiga, minha tia Alice, de 82 anos, também virá de Teresópolis, também quer entrar para o Clube. Já começo os preparativos.

2 comentários:

  1. Roseana: uma calamidade a afirmação da nossa presidente!Nossa educação está longe de ter a atenção política e recursos necessários para que nosso povo saia do analfabetismo funcional.Inveja branca de vcs no encontro de amanhã.Mas tenho minhas lembranças da minha presença aí .Boa sorte.Sucesso.Beijos leitores e amigos.

    ResponderExcluir