quarta-feira, 3 de novembro de 2010

GRAJAÚ

Nasci no Grajaú, bairro da zona norte do Rio. Na Av.Engenheiro Richard bem pertinho da Praça Edmundo Rego. Tenho alguns flashes desta época tão distante. Na frente do prédio havia flores azuis e as escadas eram meu reino, pois morávamos no terceiro andar. Brincava horas nas escadas, sozinha, com minhas bonecas. Depois fiz amigas, duas: Eliane e Liliane. Adorava a casa delas. O pai era oficial da Marinha e eu o achava lindo com seu uniforme. Ele ficava muito tempo fora e quando voltava era uma festa. Eu o achava misterioso: um homem que vinha do mar. Com uns 5 anos nos mudamos para a R.Barão do Bom Retiro, ao lado da loja do meu pai, uma casa tão pequena que meu irmão dormia na sala. Eu estudava na Escola Cruzeiro do Sul, aí aprendi a ler, no pré-primário.Depois fui para a E.M.Francisco Manoel A primeira palavra que li foi cidade.Finalmente nos mudamos para a R.Caruarú 40 quando eu tinha 9 anos. A casa era linda, toda amarela e posso tocá-la, intacta na minha memória. A casa não existe mais.
O Grajaú da minha infância era um bairro belíssimo, muito parecido com a Urca. Lembro das casas, das árvores, das praças. Tamarindos enchem a minha memória de verde. Minha mãe adorava caminhar e nos levava com ela. Percorri aquelas ruas milhares de vezes. Toda a família morava perto e eu ia sozinha para a casa das tias, para a casa da avó. Lembro que andava para lá e para cá, ia visitar minhas amigas, não havia perigo.

2 comentários:

  1. É tão bom,recordar a infância.Lembrar de algo que nos fez feliz e faz até hoje ao nos recordarmos.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Algumas coisas são ótimas da gente lembrar.

    ResponderExcluir