terça-feira, 25 de outubro de 2011

NOTÍCIA MARAVILHOSA

Ontem Maria Clara, professora e poeta, leitora apaixonada, esteve aqui em casa no final da tarde e conversamos muito sobre educação. A escola hoje é medieval e não atende aos anseios dos jovens. Mas, diz ela, nas minhas Rodas de Leitura seis alunos vibram, seus olhos brilham, então sei que há esperança.
E hoje, quando abro minha caixa de correio, encontro a notícia maravilhosa que ela me enviou:


Paredes coloridas e limpas, canteiros com flores, livros espalhados pelos corredores, e, na entrada, o simpático recado: "Você está entrando em uma escola de leitores".

É o Centro de Educação Integrado 1º de Maio, uma escola municipal que está encantando alunos e pais pelo ambiente acolhedor e qualidade de ensino.

A escola fica em uma região em que se localizam três favelas violentas no Rio de Janeiro. Há pouco tempo, era um colégio que desagradava os moradores, mal cuidado e com poucas iniciativas para melhorar o ensino na região.

Tudo mudou em 2005, depois que a instituição passou a ser dirigida pela ex-servente escolar Sueli Gaspar, vitoriosa, após ter passado por quatro concursos públicos até chegar ao cargo de diretora-geral.

Sueli transformou a escola e a vida dos alunos. O estopim inicial foi reformar a escola de ponta a ponta.

"Um espaço de ensino bagunçado faz com que os alunos se sintam desvalorizados. Antes de pedir respeito, precisamos dá-lo. Depois da reforma, demos outro passo: ensinamos que a escola é de todos e precisa ser cuidada", conta.

Paralelamente às mudanças estruturais, a equipe de professores, coordenadores e diretores também buscou novas formas de melhorar a qualidade do ensino. Criaram algumas regras junto com os pais, como pontualidade no horário e presença em sala de aula todos os dias.

Também descobriram que não bastava oferecer as disciplinas básicas, como português, matemática e ciências. Logo, foram criadas aulas de reforço, oficinas com sucata, aulas de pipa, teatro, dança e poesia, salas de leitura confortáveis, brincadeiras de cantigas e ritual de relaxamento diário.

O resultado foi concreto: os alunos passaram a ter prazer de ir à escola e a instituição ficou em primeiro lugar dentre 750 escolas municipais do Rio de Janeiro, ao tirar a nota 8,1 na Prova Rio deste ano.

"Assim como a educação transformou minha vida, eu queria transformar a vida dessas crianças. E é isso que eu estou fazendo”, afirma Sueli.

Fonte: Revista Bons Fluidos / Planeta Sustentável / O Dia / Globo Educação

2 comentários:

  1. Roseana: é por isso que continuo acreditando ...mudanças estão acontecendo entre os educadores,mas a mídia não noticia...fiquei feliz por ler esse seu post...beijos sempre crédulos e confiantes.

    ResponderExcluir
  2. Eu também acredito, Maria Neuza e no fundo é simples. Basta acreditar que é possível .

    ResponderExcluir