sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

A CASINHA DA FOTO

Ontem publiquei uma foto no meu post. A minha casinha do bosque, em Visconde de Mauá. Sonia Menezes , de Goiânia, que fez sua tese de Mestrado sobre a minha obra, que cozinha divinamente e que ficou minha amiga depois da tese, me escreveu dizendo que a casinha, imersa na neblina, fabrica sonhos.
Li Bachelard muito jovem e me apaixonei perdidamente pela sua Poética do Espaço. Minha casinha parece ter saído das páginas do seu belíssimo livro e realmente faz sonhar e nos leva por infinitos devaneios . É uma casa tão pequena, tão essencial , que a gente acaba reaprendendo a viver. Todos os dias, quando estou aí, ao acordar, a primeira coisa que faço é abrir a porta para que a floresta entre . Tomo o café na varanda, se está chovendo ou faz muito frio, me cubro com um xale. São momentos preciosos, indescritíveis. Depois acendo o fogo para esquentar a água para o banho. O cheiro do fogão aceso e o perfume da mata se misturam e me fazem levitar.
Guardo todas as sensações no meu cofre de felicidade .

4 comentários:

  1. Ah! não sabia do seu blog! agora sou seguidora e saberei e vou ver a casinha.. Também sou apaixonada pela poética do espaço.. Eu escrevi um ensaio quando na UFRJ sobre as casas da literatura infantil, me fascina essa união. Minha casa nas montanhas, certamente, tem a ver com Laura Ingalls.. será? vou já já conhecer seu post anterior!

    ResponderExcluir
  2. Que bom Angela, ter você como leitora! Feliz 2012!!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, depois dessa descrição tão mágica,
    "Minha casinha parece ter saído das páginas do seu belíssimo livro e realmente faz sonhar e nos leva por infinitos devaneios. É uma casa tão pequena, tão essencial, que a gente acaba reaprendendo a viver. Todos os dias, quando estou aí, ao acordar, a primeira coisa que faço é abrir a porta para que a floresta entre. Tomo o café na varanda, se está chovendo ou faz muito frio, me cubro com um xale. São momentos preciosos, indescritíveis. Depois acendo o fogo para esquentar a água para o banho. O cheiro do fogão aceso e o perfume da mata se misturam e me fazem levitar".
    ... EU SÓ FICO IMAGINANDO COMO SERÁ O LIVRO DIÁRIO DA MONTANHA.
    Obrigada por esses momentos de devaneio e de grande beleza.
    Angela Quintieri

    ResponderExcluir
  4. Oi Roseana,fico feliz por ter tido momentos tão significativos em sua casinha encantada e por nos brindar com seus encantamentos.
    Estou curiosa quanto ao novo livro.
    Um abraço desejando que continue a ser a pessoa sensível que é.
    Sucesso sempre em seus trabalhos.
    Beijos no coração.
    Maisa

    ResponderExcluir