quarta-feira, 15 de agosto de 2012

MÚSICA E CARTA DE UMA LEITORA



Hoje recebo uma carta lindíssima de uma leitora de Natal:

"Olá Roseana, sou natalense semana passada tive a imensa satisfação de te conhecer pessoalmente,já a conhecia um pouco através de seus lindos poemas e através do seu blog.


sou aquela que pediu para tirar uma foto sua qd parou ao meu lado no seminário prazer em ler. (Já mostrei a foto para muitos alunos)

trabalho como mediadora de leitura na Escola municipal Emmanuel Bezerra e amo muito o que faço! procuro passar para os alunos todo a minha paixão pela literatura.Essa escola foi uma das vencedoras no concurso Escolas de leitoras com seu projeto de leitura. Nossas principais ações: mediações(1 x por semana para cada turma) Empréstimos de livros, Cantinho de Leitura na hora do recreio, Concerto Literário( na rádio da escola, no momento cívico, nas reuniões de pais, eventos, qd os pais estão aguardando os toque para pegar seus filhos), Corredor Literário(exposição de novos acervos de livros), Aperitivo Literário(são textos espalhados pelo corredor de vários Gêneros Literários(no momento há dois poemas seus no corredor) É gratificante quando vejo algum aluno parar diante de um destes textos e depois me perguntar se a biblioteca possui o livro que foi extraído aquele texto ou outro do mesmo autor (comportamento leitor!)Ah, fazemos também, mensalmente, ações fora da escola como: leitura na feira livre, leitura para os que estão em abrigos de idosos, ou nas paradas de ônibus. É isso.
Um abraço Vera Lúcia"

  E leio no Segundo Caderno do O Globo sobre todas as orquestras que estão sendo formadas pelo Brasil afora e seus efeitos maravilhosos, mágicos, na vidas das crianças e jovens envolvidos nos respectivos projetos, já que são muitos projetos diferentes. São crianças pobres, muitas vezes com problemas familiares dramáticos e o seu abandono seria o seu fim: a rua, o crime, as drogas. A música os reconduziu a um ninho de afeto. Música e poesia salvam vidas.

2 comentários:

  1. Sem palavras. É emoção demais.
    Parabéns a você por proporcionar esses encontros através do seu BLOG, e a escola por esse trabalho magnífico.
    Bom Dia!
    Abraços literários,
    Angela

    ResponderExcluir