sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

ACELERA BRASIL

Hoje passei boa parte da manhã conversando com os alunos da E.M João Laureano. É uma escola rural aqui em Saquarema, perto de Sampaio Correia e foi muito agradável o nosso encontro. A Diretora Andrea é empenhadíssima em oferecer o melhor para as crianças. Hoje algumas turmas tinham um passeio e o ônibus não foi buscá-los! Ela conseguiu três carros e eles puderam ir. Mas realmente o meu transbordamento veio por acaso. Eu já estava indo embora quando uma professora me chamou para conhecer a sua turma que está trabalhando com o Projeto Acelera Brasil do Instituto Ayrton Senna. E fiquei em estado de choque. A turma inteira me contava sobre o trabalho. O entusiasmo deles era imenso. Tudo o que eu penso sobre uma nova educação está ali: os temas são trabalhados a partir de textos. A leitura ocupa o primeiro lugar. Trabalham juntos numa roda, não existe uma carteira atrás da outra, muitas aulas de leitura fora da sala, muitos livros são lidos por todos, aprendem a pensar e a trabalhar a auto-estima. Mas, infelizmente, só uma turma trabalha desta maneira. A minha pergunta é : se o resultado é tão esplêndido, por que a escola inteira não pode fazer uma educação assim? E por que todas as escolas não fazem uma educação assim criativa se todos sabemos como os resultados são incríveis?
Li com eles o meu livro Quatro Jabutis, ed. Lê e a partir de um texto tão simples falamos de muitas coisas. Eles representaram meu poema Galinha D"Angola que foi usado no Projeto África. Contei para êles que quando fui visitar minha irmã na Costa do Marfim vi num casamento um griot de verdade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário