sábado, 29 de dezembro de 2012

REAJA

Recebemos aqui em casa o livro REAJA do Cristovam Buarque, ed. Garamond. O livro é inspirado no manifesto "INDIGNEZ-VOUS" (Indignem-se) de Stéphane Hessel, filósofo francês de 95 anos, texto que varreu a Europa como um vendaval. Cristovam, que se inspirou então no belo texto de Stéphanie , faz uma proposta ao leitor no final do livro:
"Ao fechar um livro que leu até o final, reaja ao que leu. E não reaja apenas por reagir. Aja. Para isto, escreva seu próprio livro, com suas idéias e ações. Esta será uma forma de reagir."

Transcrevo um pequeno trecho já que além de poeta luto com as poucas armas que tenho, a minha voz, por uma educação mais justa e criativa aqui no Brasil e me identifico com o que escreve meu querido Cristovam:

"Reaja contra as desigualdades; mas, sobretudo, contra a mãe de todas elas: a educação desigual.
Veja com horror a cara do futuro do país retratada nas decrépitas escolas de hoje. Veja e reaja. Seja um educacionista: no lugar de querer um país rico para só então fazer a boa escola para todos como o caminho de fazer o país rico. Lute para que os filhos dos trabalhadores estudem nas mesmas escolas dos filhos dos patrões. E cada um evolua conforme seu talento, vocação e persistência - não pela sorte lotérica da genética e da renda dos pais. Lute pelo direito democrático de funcionamento das escolas privadas, e para que um dia elas se tornem desnecessárias, graças à qualidade de toda escola pública".

in Reaja, Cristovam Buarque, ed. Garamond , página 13.

Indico pois o livro como leitura obrigatória para os últimos dias de dezembro. E que no dia 1 de janeiro cada um escreva seu próprio manifesto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário