domingo, 2 de abril de 2017

DOMINGO

Aqui em casa, fora de temporada, parece que vivemos numa ilha. Não há nenhum movimento , nenhum barulho, só o silêncio feito com a música do mar, passarinhos, cachorros latindo e às vezes ao longe, um galo.
Aos domingos o isolamento se acentua. E eu me aconchego dentro dessa concha.
Sempre amei o silêncio e preciso de silêncio para conseguir viver e às vezes escrever.
Ao silêncio associo sempre um livro. Um sofá, uma cadeira de balanço, uma poltrona e pronto.
Para mim a felicidade está ao alcance da mão. Basta me perder dentro de um livro. Basta que uma história me apanhe em sua rede e não preciso de mais nada.
Lembro que numa fase muito difícil da minha vida, num daqueles momentos em que não vemos nenhuma saída, o Memorial do Convento veio parar nas minhas mãos.
E posso dizer que Blimunda me salvou. Tirei dela a sua força e então aquela força era minha. Quando conheci Saramago eu lhe disse que Blimunda para mim era um arquétipo.
Posso reler muitas vezes um livro que amo. É como voltar para casa  depois de uma viagem. Um prazer semelhante.Ser leitor nos salva. É uma dádiva. Como alguém pode afirmar que não gosta de ler? Será que não sabe que é um perdedor de mundos?                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário