sexta-feira, 17 de julho de 2009

DIVAGAÇÕES



OFERENDA

poesia é o que posso
te oferecer
como um pouco de tempo
claro
no fundo do tacho
como uma estrela de água

escuta: os pássaros
forram a tarde
com seus invisíveis anseios

caminha com cuidado
o chão está armado
em cima de horizontes

tudo pode ruir de repente
essa casa de vento
meu coração

Poesia Essencial, ed. Manati


Hoje o dia está completamente azul. Cedo de manhã leio uma conversa com o escritor mexicano Carlos Fuentes. Ele nos conta que não acredita em inspiraçâo e que escreve diariamente com uma disciplina férrea. Penso que a lavoura do poeta é diferente. Trabalhamos sobre o caos: qualquer coisa faz o poema, um cheiro, uma lembrança, uma sensação. O poema não precisa de tramas, é outra sua urdidura. Quando preciso escrever um poema, sinto um chamado físico, é no meu corpo que o poema nasce.

4 comentários:

  1. O texto de Roseana Murray abole qualquer fronteira clássica ou moderna entre prosa e poesia. A Poesia inunda seu mundo de Escritora!

    ResponderExcluir
  2. Querida Roseana,

    Estou muito feliz por haver conhecido você, o universo da sua arte: suas palavras sendo transformadas em poemas, nascidas no calor de sua alma.
    Você está sendo a minha inspiração no fazer das minhas artes - as artes cênicas - por isso, lhe agradeço, com carinho; minha alma está em processo de criação, iluminada, em encantamento!

    Um grande abraço!

    Wânia Karolis

    ResponderExcluir
  3. WWânia, que mensagem linda! Obrigada. Roseana

    ResponderExcluir
  4. Oi!!!
    Eu estou fazendo um trabalho na escola sobre você e eu saber se você poderia me contar algumas palavras que costuma usar para descrever o que você sente sobre o ato de ser uma poeta.

    bjs
    Bruna

    ResponderExcluir