segunda-feira, 29 de março de 2010

MENSAGENS

Todos os dias recebo mensagens comoventes dos meus leitores. É maravilhoso saber que a minha poesia toca as pessoas em seu afeto. Mas hoje recebi uma mensagem de um leitor querendo que eu interpretasse para ele o meu poema para um trabalho da escola, pois ele disse que não entendeu nada. Depois do leitor que me pede para interferir no gabarito de um concurso público começo a ficar preocupada. O autor além de escrever tem que interpretar os próprios poemas para o leitor?

Já tenho 15 pessoas inscritas para o almoço do nosso Clube de Leitura da Casa Amarela. A idéia é incentivar o professor a comprar um livro, fazer todo o movimento, ir até uma livraria virtual ou real, etc, etc. Estou ansiosa com o primeiro encontro onde discutiremos o livro O LEITOR de Bernhard Schlink. Escolhi o livro por vários motivos:
1- existe o filme e é belo, as pessoas poderão comparar as duas linguagens.
2- a escrita do livro é simples e essencial, seu autor é filósofo.
3- a trama é muito boa.
4- aborda o analfabetismo e suas terríveis consequencias para a vida humana.
5-aborda o mal estar de uma sociedade pós guerra.
6- fala de amor e obsessão.

Abri 25 vagas mas já fico muito feliz com 15 pessoas. A formação do leitor é um processo lento. Tenho esperança de que as quinze pessoas nunca mais deixem de comprar livros, afinal compramos tanta coisa e os livros de bolso são baratos, não há desculpas para não se ler. Para o professor falta tempo, eu sei, mas sempre se pode inventar dez minutos para a leitura.
Eu tenho tempo e leio 4 ou 5 livros de cada vez. Não há nada melhor no mundo do que habitar vários mundos ao mesmo tempo.

Um comentário:

  1. Roseana: eu tb leio 4 ou 5 livros ao mesmo tempo.Encontrei vc,com essa mesma loucura boa...rsrs...beijos invejosos do seu clube de leitura da maria neusa

    ResponderExcluir