terça-feira, 30 de novembro de 2010

UMA GATA NO CORAÇÃO

Em 1997 ganhei uma gata. Era uma mistura de siamesa com angorá. Linda. Juan ainda morava na Espanha e de longe a batizou: Babel.
Quando fui morar em Madrid , eu a deixei em Visconde de Mauá e pedi ao gato negro do sítio, o Noir, que tomasse conta dela. Três meses depois voltamos e Babel estava lindamente grávida. Teve seus filhos de madrugada, na nossa cama. Nos mudamos para outro quarto. Ela foi uma mãe maravilhosa.
Voltei para Madrid e Babel continuou no sítio,em Mauá, no mato. Só quando viemos definitivamente para o Rio, Babel virou uma gata de apartamento.
Juan me deu a Luna , gata persa, de presente, para que Babel não se sentisse tão sozinha. De Madrid trouxemos Rex, o lindíssimo cachorro branco do Juan. O trio viveu muito bem lá no Rio Comprido. Mas o Rex já veio muito velho e um dia morreu.
Nos mudamos para Saquarema com Babel e Luna. Babel enlouqueceu de felicidade numa casa com jardim. Era passeadeira, grande conhecedora de telhados. Viveu imensas aventuras e um dia, já com doze anos, desapareceu. Babel ocupava a nossa vida de uma tal maneira que pensei que não poderíamos carregar tanta dor. Então escreví um poema e agora virou livro, chegou ontem à tarde com ilustrações maravilhosas do Caó Cruz Alves. Tenho alguns livros em parceria com o Caó, adoro o seu trabalho, mas ele me surpreendeu pela simplicidade, lirismo e beleza. Babel está sempre viva. Virou restaurante, escola de cozinha e depois de participar de tantos livros agora ela é um livro que se chama Uma Gata No Coração, da ed. Amarylis. Luna, a gata persa, olha o livro e ronrona, se lembra. Nana, nossa nova gata, lambe o livro e o despreza: ela prefere sardinhas, não é como a Babel, uma gata leitora.

5 comentários:

  1. Roseana: Babel ,uma gata leitora! Só podia ser sua e de Juan....quero esse livro tb..aliás os volumes de sua autoria estão aumentando por aqui: li Carteira de Identidade e estou esperando Vento distante chegar....beijos leitores e tietes.

    ResponderExcluir
  2. Li o relato do seu filho sobre os cachorros, a semana é de bichinhos. Você vai adorar o livro da Babel.

    ResponderExcluir
  3. Aqui em casa também temos gatos: a Gorda e o Murilo, são irmãos, vieram lá do Rio Grande do Sul. Estávamos sem cachorro, o Nero foi atropelado e não queríamos mais cachorros... Semana passado um cachorro foi abandonado na nossa rua...e... atropelado na frente da nossa casa. Meu marido e minha filha tiveram a triste missão de ensacá-lo... Porém quando o tocaram perceberam que estava respirando!
    Agora um novo cachorro aqui em casa tem!!!!
    O batizamos como Boby! Ainda tem um certo estranhamento entre a Gorda, o Murilo e o Boby. Mas, com certeza logo serão bons amigos!!!!
    Nossa casa está mais alegre!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Que maravilha, Lilian, certamente todos irão se entender!!! Beijos para todos.

    ResponderExcluir
  5. maravilhada... é como fico quando leio o que você escreve e como fiquei, quando li o seu Um conto de Natal, que conta a história de Babel.
    Beijo meu, Cléo

    ResponderExcluir