quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

FELICIDADE OU HARMONIA?

Saramago diz várias vezes em suas entrevistas que prefere a palavra harmonia ao invés de felicidade. Felicidade é uma palavra complicada e virou obrigação em nossa época. A tristeza, como disse Martha Medeiros em um texto, não é admitida em nossa sociedade e haja prozac e outras cositas . Mas eu penso que a felicidade é um estado de espírito que independe de qualquer fator externo. É como se pudéssemos navegar em nosso caos interno, aí sim, uso a palavra harmonia. O caos com harmonia. A vida é uma caixa mágica e se estivermos atentos e agradecidos nos sentiremos felizes. Sou como o Marvovaldo, personagem maravilhoso de Italo Calvino, que busca a florzinha miúda até no lixo ou nos interstícios dos prédios. E a vida é a nossa matéria prima. É com a vida e o que nos acontece que construímos. A felicidade também é um exercício, um exercício de olhar . A felicidade é a porta aberta para o outro, é tentar não machucar ninguém. Cada dia pode ser meu último dia, então neste dia , hoje, que me cabe estar viva, sou feliz.

2 comentários:

  1. Roseana: concordo com vc,como sempre.Felicidade é um estado do espírito e independe do outro e do mundo cá fora.Tenho um livro de Roger Melo ( ??): uma anta almeja uma florinha que está longe de seu alcance e não percebe que atrás dela tem uma árvore florida com milhares de florinhas...sempre penso nele quando penso na palavra felicidade,tão mal usada como a palavra amor.Beijos reflexivos.

    ResponderExcluir
  2. Maria o livro é mesmo do Roger Mello. Chama-se A flor do lado de lá. Mas sabe, eu também penso no quanto a gente é fiel quando ama... Claro que ele tinha várias flores atrás de si, mas não eram aquelas que coloriam seus dias...
    É só uma leitura.

    ResponderExcluir