terça-feira, 8 de novembro de 2011

CAIXINHA DE MÚSICA

Hoje, às 15hs, vou ao Teatro Mário Lago, aqui em Saquarema para assistir a peça montada por Nancy Macedo a partir do meu livro Caixinha de Música. Ela é atriz e dançarina, e não sei como veio parar aqui na minha cidade, algum vento maravilhoso a trouxe para que eu possa assistir ao seu espetáculo.
Caixinha de Música é um livro lindíssimo, minha parceria com meu filho Guga. Alexei Bueno, grande crítico de poesia na contra capa diz que " Caixinha de Música se insere perfeitamente na melhor genealogia da poesia para crianças no Brasil, na linha de obras-primas como Ou Isto ou Aquilo de cecília Meireles, ou dos Poemas Infantis de Vinicius de Moraes." Não é pouca coisa alguém tão importante escrever uma sentença assim! Fico muito impactada e me dá até um certo medo.

CAIXINHA DE MÚSICA

Sete notas são tão pouco,
mas são mais que o infinito,
que todas as galáxias juntas,
com seus anjos e cometas.

Sete notas musicais
são mais que todos os mares
com seus cristais e sereias.

Sete notas são mais
que todos os grãos de areia,
e fazem estradas e caminhos,
e nos levam pelos ares, pelo chão,
até o moinho do tempo.

in Caixinha de Música, ed. Manati


Para este poema Guga sugeriu uma pauta em espiral, vazia, para que o leitor pudesse escrever as suas notas. Acho que é isso que Nancy faz no seu espetáculo. Tomara que ele possa andar um pouco mais longe do que Saquarema.

Amanhã vou bem cedinho para o Rio, para a meditação da Helô com o grupo de mulheres, depois almoço com a Bia e Silvia, minhas editoras da Manati e então vou para Cataguases, para a Felica, onde conversarei dia 10 com os professores sobre poesia e educação.

Um comentário: