sexta-feira, 26 de junho de 2015

VISITAS ESPECIAIS

Quase ao mesmo tempo, um ônibus escolar encostou hoje pela manhã na porta da minha casa e minha amiga Mônica também trazendo sua amiga francesa, a Monique.
Era a E.M.Municipal Prefeito Magid Repani, do Município de Magé, pelas mãos da professora Kátia. Todas as professoras eram maravilhosas, tão amorosas, cuidadosas, fantásticas.
Primeiro descemos todos ao jardim e contei para eles que o jardim magnífico que temos antes era um areal.
Depois, na varanda, no chão forrado com colchas e almofadas, nos bancos, era um jardim de crianças lindas.
Fiz com eles brincadeiras com poemas e finalizamos com o livro Carona no Jipe, depois da leitura eles me contavam para onde gostariam de ir. Muitos queriam ir para Londres, Paris, Barcelona, Rio e outros queriam voltar para Magé.
Aí a surpresa:   Monique, a francesa, trabalha três meses por ano em Burkina Faso na África. Num lugar muito remoto, sem água, sem luz, sem nada, na beira do deserto.
Ela foi para lá ajudar a fazer uma escola. E contou tanta coisa, a gente ia traduzindo. Contou que na época da grande fome as crianças comem apenas três vezes por semana.
Falou do trabalho na escola, como os pais lhe disseram que ela ajudou a tirar as crianças da escravidão. Falou da dignidade deles, de sua criatividade e beleza.
Contou as coisas mas emocionantes e nos mostrou fotos. E pediu para entrelaçar as duas escolas, a de Magé e a de Burkina Faso. Quer que as crianças de um país conheçam a do outro.
As crianças tomaram chocolate quente com bolo e sanduichinhos e biscoitos . Foram até o mar. A metade da turma não conhecia o mar.
Foi um dos encontros mais emocionantes do mundo.
Sorteei alguns livros, Juan autografou e ensinou algumas frases em espanhol para eles. Aprenderam a dizer bonjour!
Cada encontro é tão diferente do outro. E me deixa em estado de graça.

2 comentários:

  1. Oi, Roseana!

    Eu também fico em estado de graça, sempre que leio seus textos. Tão suaves, tão sensíveis...

    Um abração!

    Pedro Antônio de Oliveira

    ResponderExcluir
  2. Olá Roseana.

    Sou professora da Rede Municipal de Ensino de Curitiba e estou tentando entrar em contato com você de diversas maneiras. Desenvolvo um trabalho com meus alunos em cima de suas obras. Gostaria de promover uma proximidade entre as crianças e a autora dos textos que eles estão estudando, por meio de correspondência, uma vez que estamos longe para visitá-la e tomar um café!

    Aguardo seu contato via e-mail: pedagogaspietruzatarde@gmail.com

    Obrigada!
    Profª Eliane

    ResponderExcluir