terça-feira, 24 de janeiro de 2017

DESENHOS E PALAVRAS

Nunca soube desenhar. Não tenho nenhuma imagem minha na infância desenhando e pintando.
Lembro que as aulas de arte no ginásio eram muito difíceis . Nada do que eu fazia dava certo ou era bom.
Mas sempre gostei de ler e escrever.
Então se não posso desenhar ou pintar tenho que fazer isso com palavras.
Mas quando escrevo um poema eu vejo e sinto em mim as imagens . Às vezes tenho que correr para que não se desmanchem. E isso é curioso. Por que sei dizê-las mas não sei desenhá-las?
Antes de olhar uma imagem busco a legenda. Meus olhos sempre serão atraídos pelas palavras.
Claro que gostaria de desenhar, deve ser maravilhoso ter esse dom.
Gosto do conto da Bela Adormecida quando cada fada oferece um dom para a menina que nasceu.
Também acho, como a Natália Ginsbourg no texto O Meu Ofício, do livro As Pequenas Virtudes, que escrever é o meu ofício, é o que sei fazer e escrevo com tudo o que tenho, tanto faz se escrevo para crianças ou adultos. Escrever é o meu melhor dom.
Escrevo com o corpo inteiro, as entranhas, a alma toda, tudo o que já vivi, tudo o que sonho e sonhei, com todos os meus desejos. Escrevo com tudo que já sofri. Mesmo que o poema seja um haicai, ali dentro coloquei meu sopro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário