segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

MÁQUINA DO TEMPO

Vou relendo devagarinho as Memórias de Adriano e para meu deleite releio em francês.
O livro é de uma beleza tão fulminante que realmente a leitora jovem que eu era não poderia alcançar.
Leio devagarinho mesmo pro livro durar.
Adriano foi o Imperador que buscava a paz.
Como é difícil  paz, essa palavra tão pequena e grande.
Tenho um livro que se chama Qual a Palavra? É um longo poema sobre a palavra paz. Só isso. E acho bonito.
Pois, bem, eu estava em Sevilha em 1994 para receber meu certificado do I..B.B.Y e conheci uma editora israelense. Resolvi traduzir meu livro para que ela pudesse ler. Ela sabia francês.Passei para o francês e Lino Albergaria corrigiu, ele havia estudado em Paris. A editora levou meu texto para Israel.
Muito tempo depois recebi uma carta sua. Ela me dizia que meu livro era lindo mas que em Israel já existiam muitos livros sobre a paz.
Uma das guerras que Adriano fez foi contra os judeus. Ele não podia entender aquele povo obstinado em ter um único Deus quando Roma oferecia construir os mais belos templos para os mais variados Deuses..
Mas enfim, nada mais difícil do que a paz hoje no mundo. Sempre. Desde sempre.
O que há de errado com a raça humana? Capaz de chegar até as mais altas expressões da beleza e capaz de destruir com tanta violência o seu semelhante. Este é o maior dos enigmas..

2 comentários:

  1. E preciso valores ,como os valores judaicos,de paz,justica social,amor ao proximo,e protecao aos fracos para manter um mundo correto.Sem esses valores que estao escritos nos 10 mandamentos e na nossa Tora o mundo vira um caos.

    ResponderExcluir
  2. Essa e a verdade!!A realidade e que o povo judeu,humanista,que trouxe a base moral ao mundo ate hoje esta a luta pela sobrevivencia.
    Na epoca que Arafat cometeu os primeiros ataques terroristas jamais vistos ,o mundo chamava isso de luta pela liberdade.O mundo abracou o terror porque era contra judeus e hoje ele se volta contra o mundo.O mundo nao se unificou em protesto unanime.
    Arafat nao explodia onibus porque queria um pais ao lado nosso e sim aniquilar Israel.Aqui sempre houveram movimentos de paz,mesmo quando Rabin tentou negociar com o proprio Arafat .terrorismo continuava, as multidoes saiam nas ruas e Rabin dizia que esse era o preco da paz.Voce viu em algum lugar do mundo palestinos demonstrando nas ruas a favor da paz?
    Para manter nossos valores vivos precisamos estar vivos.O mundo continua antissemita,nada mudou..O dia em que aceitarem ser essa a nossa terra,e realmente quizerem viver ao nosso lado como bons vizinhos isso acontecera.Pode durar ainda algumas decadas.A estoria de Israel na midia e totalmente uma mentira assim como sao os protocolos de Siao,e toda propaganda que levou um povo culto como os alemaes a cometerem atrocidades.Puro odio.O mundo continua expalhando mentiras e calunias sobre Israel,ja que nao e political correct ser antisemita,mas contra Israel sim. E porque Gaza ataca? Porque sao coitados? Nao.Eles recebem bilhoes do mundo.E o que foi que fizeram com eles? Mostraram a nos e o mundo que querem ser independentes? Criar escolas,hospitais,instituicoes de governo,viver dignamente em paz ao lado de Israel? Nao !!TODO dinheiro foi prar criar centenas de tuneis subterraneos para atacar Israel e se armarem mais e mais/Israel retirou da area os Israelenses ,mas nada adiantou porque eles tudo o que querem e aniquilar com o Estado de Israel.Na Tora estao escritos os valores basicos para uma sociedade sana viver em paz,mas ninguem pode pensar com uma arma apontada na cabeca,nenhum santo.E e isso o que acontece com o povo judeu.Ele tem sempre uma arma apontada na cabeca.Israel talvez seja um dos unicos paises no mundo que a sua sobrevivencia esta ainda em perigo.O mundo quer ver o povo judeu debaixo da terra e porisso que com tantas atrocidades acontecendo na Africa,no Orente Medio,etc,e so dos palestinos que a ONU[ o mundo]se preocupa tanto.
    Se o teu caseiro mata alquem da tua familia,como se sentiria se teus vizinhos fizessem tudo para que ele continuasse a viver do teu lado,justificando o ato dele.Essa e uma analogia que soa absurda mas e a realidade dos judeus no passado e hoje.
    Esse slogan que e so dar aos palestinos a terra ,tudo voltara ao normal e a grande mentira porque eles querem toda Israel e nao reconhecem o nosso direito de viver aqui.Sobre isso nao se comenta.Tambem sou contra os settlements porque acredito em dois paises,mas assim como Sharon que criou settlements ele os retirou de la.O dia que os arabes nos aceitarem e decidirem largar as armas e estender as maos todos esses settlements serao retirados.Eu conheco o meu povo,eu converso com pessoas de todas as faccoes,da direita e da esquerda.Afora uns fanaticos a maioria dos israelenses se recuariam,porque Israel e uma democracia e um povo que mais que qualquer um do mundo quer viver em paz,mas infelizmente esse direito minimo nao e reconhecido.Enguanto o odio e ensinado nas escolas e nos lares arabes e o mundo nao se curou dessa doenca que e o antisemitismo,Israel tem so a si para se defender

    ResponderExcluir