domingo, 11 de julho de 2010

OLHAR

3 de Maio

Aprendi com meu filho de dez anos
que a poesia é a descoberta
das coisas que nunca vi.

Oswald de Andrade


Talvez este seja o maior segredo: olhar o mundo pela primeira vez. O assombro deveria nos acompanhar a cada passo, e então tudo seria milagre. Coisas que nunca vi seriam sempre, de novo, mesmo que já as tivesse visto antes.

Para mim , como disse o poeta Vinicius de Morais, beleza é fundamental. Busco o belo em tudo o que faço. A paz produz beleza. E a simplicidade. Que toda a crueldade humana fosse para sempre banida do coração dos homens e então só haveria beleza.

7 comentários:

  1. Roseana!
    Caramba! Está ficando cada vez mais difícil tecer algum comentário no seu BLOG tamanho é a sua criatividade.
    Mas fica difícil ler e não dizer alguma coisa.
    Escolhi então, uma redação por uma criança brasileira chamada Leonardo que estudava na 6ª série do Colégio C.Martins, aqui no Rio de Janeiro. Ele escreveu isso se não me engano, em 1990, não sei bem. A redação é grande para o BLOG, mas eu não quis cortar o que uma criança escreveu. A redação está como ele escreveu na época.
    A CRIANÇA E A PAZ NO MUNDO
    Eu Leonardo tenho 11 anos, criança como milhões de outras no mundo, com desejos e vontade de viver em um mundo melhor em um mundo que os governantes, os homens do poder parem de pensar em ambições pessoais e se preocupem mais com os seus semelhantes dando condições as pessoas de terem um mínimo necessário para a sua sobrevivência, pois vejo e leio notícias que me deixam triste em saber que os governantes compram armas poderosas que podem acabar com a humanidade enquanto crianças choram e morrem de fome na Etiópia e em outras partes do mundo.
    Vivo num país onde a paz ainda predomina. Não existem guerras nele, mas existe um tipo de problema chamado fome. Peço a todas as crianças, jovens e adultos do mundo inteiro que façam um elo de amor, que vá de um canto a outro, de um continente a outro do mundo para que vivamos em paz, sem guerra, sem ódio, sem injustiças, sem violências, sem fome, anulando tudo que nos traga tristezas.
    Paro e penso e sei que é fácil abrir o coração e estender uma mão a quem precisa de ajuda e fazendo disso um sinal de paz, mostrando a nós mesmos que somos capazes de transmitir e dar amor.
    A união dos povos, a vitória tão desejada, o perfume das flores nos nossos jardins, o cantar dos pássaros, o raiar do sol no horizonte, a chuva que cai e molha nosso chão, portas abrindo, corações vibrando de emoções, o brilho do olhar amigo, o sorriso de criança, o nascimento de uma vida, enfim tudo isto e muito mais, pode representar a paz.
    Mas o mais obscuro e importante aos nossos olhos é que só conseguiremos trazer essa paz para o nosso mundo se trouxermos para dentro de nós.
    Criança mostre ao mundo que a paz existe com o calor humano, o ombro amigo, vibrações de um povo que suplica que pode aprender e quer praticá-la cada vez mais e lutando para nunca mais perdê-la.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Roseana!
    Vi um erro: não é tamanho é a sua criatividade, mas tamanha é a sua criatividade.
    Mil desculpas.
    Angela

    ResponderExcluir
  4. Angela, impressionante a redação. Tomara que um dia possamos deixar um planeta melhor para as nossas crianças.

    ResponderExcluir
  5. Ah!
    Eu também espero sinceramente. Nós ainda não nos demos conta do quanto este planeta é lindo e como é fácil mantê-lo assim.
    Está difícil, estamos caminhando com incertezas e caminhando muito devagarzinho, mas não perco a esperança não.
    Abraços planetários,
    Angela

    ResponderExcluir
  6. Oi querida kibom te encontrar ! meus parabéns pelo blog !virei sempre aprender.. você escreve simples , e encantadoramente.. felicidades.. um grande abraço.

    ResponderExcluir
  7. Oi Telma, custei pra saber quem era você e derepente me lembrei, você andando de bicicleta na orla, sempre alegre e teus quadros...

    ResponderExcluir