segunda-feira, 29 de agosto de 2011

ALMOÇO EM AGOSTO

Vi um filme italiano delicioso, Almoço em Agosto. É tanta ternura que quando o filme acaba queremos ver de novo: um solteirão desempregado que vive com sua mãe em Roma, no calor de agosto, tem que hospedar algumas velhinhas no pequeno apartamento. E mais não conto, só mesmo vendo o filme.

E a estadia da Maya, filha do Juan e Kira, nossa netinha, entra em sua última semana. A vida desliza, la nave va. Não nos despediremos, pois sábado irei para a Parnaíba , no Piauí e segunda-feira, quando chegar ao Galeão, elas terão partido.

Hoje recebí uma das cartas mais impressionantes da minha vida: uma professora de teatro me conta que trabalha com ex dependentes químicos, adolescentes , e que na roda de conversa ela perguntou se alguém se lembrava de alguma manifestação artística que tivesse passado por sua vida. Então uma mocinha se levantou e em posição de bailarina recitou o meu poema A Bailarina e no final disse meu nome.Que um jovem no meio de suas trevas internas tenha guardado meu poema como luz, é algo que emociona muito:

Olá Roseana: Sou professora de teatro em uma clinica para dependentes químicos e lá trabalho com meninas de 11 a 17 anos, comecei esse trabalho com muito receio, pois são garotas que nunca tiveram contato com nem um tipo de arte ou educação, mas como venho desse meio também coloquei a armadura e fui para batalha diária. Roseana, no terceiro encontro eu fui surpreendida com uma das garotas, quando fiz a roda de conversa e perguntei se elas se lembravam de alguma manifestação artística que tenha passado pela sua vida, essa garota falou eu só lembro-me de um poema que li na 5ª série é assim... A bailarina... Roseana, quando olhei ela estava em posição e recitando seu poema com lagrimas nos olhos e orgulhosa por saber que a única coisa boa que ficou do seu ultimo encontro com a escola foi aprender o seu poema e no final ela falou a autora é Roseana Murray! Olha... Eu fiquei tão feliz e pensei! A autora precisa saber disso! Precisa saber que uma linda garota entre suas dificuldades de vicio de crack e problemas com a família tem no seu coração um poema lindo e forte como esse A bailarina! Obrigada por me permitir esta situação! Obrigada por me ajudar nessa guerra! Agora seus escritos fazem parte das minhas aulas, fazem parte da minha armadura!

5 comentários: