sexta-feira, 26 de agosto de 2011

VOLTA DE PASSO FUNDO

A Jornada Literária de Passo Fundo teve dois lados para mim: um bastante agradável de reencontrar amigos e fazer novos afetos e outro muito difícil, por ter que fazer uma atividade nada prazeirosa de passar meia hora , na verdade quinze minutos, pois dividia o tempo com Caio Ritter, com 500 crianças numa tenda de lona , com frio e muito barulho, o barulho das outras tendas penetrava na nossa como um rugido de leão. Saí das tendas cansada e infeliz, eram quatro, e tinhamos que fazer um rodízio. Não sei o que um encontro tão fugaz produz. A minha sensação foi de desperdício. Não participei da alegria coletiva, pois detesto multidões e realmente decidí que foi meu último grande evento, era um mega evento. Fui com Tino e Jonas, duas pessoas lindas, ver o filme do Woody Allen, Meia Noite em Paris e o filme me fez tão bem, fiquei tão maravilhada, a companhia dos meninos era tão boa, que foi um bálsamo. Agora , depois de uma viagem bastante dura, deixo que o jardim circule por minhas veias. E pouco a pouco vou me acalmando.

5 comentários:

  1. Roseana: que bom que vc está de volta.Experiências ,mesmo as desagradáveis,nos ensinam,não é? Meu ex- marido( pedagogo e filósofo) sempre perguntava:"por que são onze jogadores de cada lado de um imenso campo de futebol? Caberiam 20,30 mas o jogo não seria possível.Assim a sala de aula: por que 40,50,60?Para que o ensino fracasse."Uma pena terem desperdiçado seu talento: grupos menores interagem conosco e nos deixam realizadas,não é?Beijos reflexivos.

    ResponderExcluir
  2. Maria Neuza, sim, mega eventos são muito estranhos. Gosto da intimidade.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, eu concordo com tudo o que a Maria Neuza colocou, e se ela descobrir mais alguma coisa eu concordo também. É impossível realizar um trabalho de qualidade em salas de aula com mais de 40 crianças quando, na realidade, só comportam mesmo 20 a 25 crianças. Antes de me aposentar, eu tive algumas turmas na escola com 47 crianças. Tive turmas de Educação Infantil com 30 crianças. Eu mesma já dei aula para turmas, assim repletas. Realmente é uma brincadeira.
    Posso imaginar Roseana, como você deve ter se sentido. Eu que já estava esperando uma daquelas suas viagens mágicas que só você consegue descrever, e, temos esse relato meio triste. Mas é sempre um aprendizado.
    Seja bem-vinda de volta.
    Descanse muito bem,nesse belo jardim.
    Bjs,
    Angela

    ResponderExcluir
  4. Angela, a Maria Neuza tem razão, mesmo as experiências duras são enriquecedoras. Mas acho que a próxima viagem dia 3 será mágica, vou para o Piauí.

    ResponderExcluir
  5. Oba! Com certeza chegarão histórias maravilhosas.

    ResponderExcluir