sexta-feira, 23 de novembro de 2012

CLUBE DE LEITURA

Amanhã é o nosso encontro do Clube de Leitura da Casa Amarela. É um Clube flutuante como se fosse uma balsa navegando sobre um mar de ficções. Algumas pessoas faltam , outras novas chegam.
Amanhã discutiremos O Carteiro e o Poeta , um livro pequeno, alegre e triste, denso e leve. Há umpacto com o leitor: o autor não conta o final, mas como o leitor conhece a recente história do Chile, ele pode imaginar.
Desde o começo do mundo precisamos de histórias, nos alimentamos com elas, nos projetamos em personagens, vivemos em outras épocas, outras cidades, outros países, outros mundos. Com isso alargamos nossas experiências, resolvemos conflitos, crescemos, aprendemos a nos conhecer e aceitar o outro, o diferente, o estrangeiro. Aprendemos a lidar com nossas emoções. As histórias curam. Não se pode viver sem elas, como não se pode dormir sem sonhar. Pode ser a vida do vizinho, por isso os mexericos, porque precisamos de histórias. Por isso as telenovelas.
Quando passamos por algum momento difícil, quando ficamos aprisionados em alguma limitação física, nossa mente tem seu acervo de histórias pessoais e lidas e elas se misturam! então podemos suportar a imobilidade , a dificuldade. Um leitor usa a sua mente como ferramenta de exploração do mundo. 

3 comentários:

  1. As histórias curam.

    Curam, salvam...

    Lindo Roseana, adoro "O Carteiro e o Poeta".

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. roseana, tenho 1 amiga livreira que gostaria, assim como eu de participar um dia do clube de leitura, mas moramos mto longe, em uberaba, mg.
    podemos ir?como programar?qual é o nome da pousada que fica perto de sua casa?favor dizer se seria possivel ou não.aguardo,grta,
    eliana miranzi, sua leitora e fã....
    email:elianamiranzi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Eliana, sim, recebemos visitas de longe, ocasionalmente. O próximo encontro será dia 23 de fevereiro. Temos uma casa-pousada ao lado da nossa casa, se chama Farol de Saquarema e outras pousadas mais bonitas em outra praia, um pouco mais distante, a Praia de Itaúna. Do R.J para cá são duas horas. Os livros indicados estão no blog de hoje.

    ResponderExcluir