domingo, 4 de novembro de 2012

FICÇÃO

Nos diz Antonio Muñoz Molina, maravilhoso escritor espanhol, autor de SEFARAD:

"Necesitamos relatos para que el flujo de la realidad se nos vuelva inteligible. Unos más y otros menos, todos necesitamos relatos de ficción y de no ficción, fábulas y crónicas, retratos de personas que existen o han existido o que son imaginarias, documentales e historias interpretadas por actores. Necesitamos mirar de cerca la realidad y necesitamos escapar temporalmente de ella, y encontrar en las ficciones donde satisfacemos esa huida claves simbólicas que nos ayuden a entender lo que vemos al abrir los ojos, al apartarlos del libro, al salir de la sala de cine."

Uma vida não basta. E a ficção nos permite viver mil vidas. A literatura nos ajuda a viver a nossa única vida, tão pouca.

Enquanto releio O Carteiro e o Poeta, de Antonio Skármeta, para o nosso encontro do Clube de Leitura da Casa Amarela , no dia 24 de novembro, além de viver intensamente a relação do carteiro Mário com Neruda, o livro me traz de volta o tempo da sua primeira leitura na década de 80 e me traz também de volta o início dos anos 70 , quando hospedei duas chilenas que fugiam do terror no Chile. Muitos tempos se misturam, muitas Roseanas dentro de mim, algumas sobreviveram, outras já não existem mais. Muitos amigos da época em que pela primeira vez li o livro, desapareceram na fumaça do tempo. Este um dos milagres da ficção, ela nos aduba e ao mesmo tempo revira dentro de nós várias camadas de tempo.

2 comentários:

  1. Olá Roseana,

    desculpe pela ausência em seu blog.

    Venho aqui, para lhe pedir se posso comprar um livro seu diretamente contigo, é que eu gostaria muito de ter uma dedicatória sua, o livro que quero é "Poemas de Céu".

    Fico aguardando sua resposta.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Gaby, posso lhe enviar outro autografado, não tenho nenhum exemplar disponível do Poemas de Céu.
    Me mande seu endereço.

    ResponderExcluir