sexta-feira, 7 de março de 2014

VIAJANDO PARA A ÍNDIA

Ontem, aqui na montanha, choveu muito e o dia esteve escuro. Li um livro sobre as mulheres na Índia, "O Vagão das Mulheres". O livro não é bem escrito, a tradução para o espanhol não é boa, mas a ideia é muito boa. Num trem, num vagão só de mulheres, seis mulheres passam a noite contando as suas vidas. Cada uma daria um romance. São vidas horríveis, de humilhação, subserviência, sonhos mortos, silêncio ou de pobreza extrema. A Índia é um país complexo, mas para além de toda a sua complexidade, a situação da mulher é muito triste e falta muito para que, em qualquer casta, a mulher seja respeitada. Os estupros nos ônibus são a prova disso. Mulher é nada.Muito triste.

Ontem minha irmã e meu cunhado, ambos ceramistas, vieram tomar café da manhã comigo. Eles me contaram que um arquiteto entrou na loja, enlouqueceu com seus pequenos azulejos e levou todos, 70 azulejos. E contou toda a história da sua vida. Evelyn tem este dom: as pessoas chegam perto dela e contam tudo. E eu penso que é uma dádiva ter a irmã, filhos e netos por aqui. 

Daqui do Babel Restaurante, do meu filho, onde há internet sujeita a humores, a vista é esplêndida, temos um parque. Poucos lugares eu conheço com tamanho grau de beleza. Hoje uma amiga do face virá comer no Babel e vamos nos encontrar. Não sei se a conheço no mundo real, esqueci de perguntar, mas hoje vou saber.

2 comentários:

  1. Que delícia desfrutar de cada palavra escrita por você.
    Sou sua admiradora. Leciono há 14 anos e atualmente me confiaram uma turminha do 2º ano.
    Estou preparando um projeto de poesia sobre o seu livro O Circo. Estou amando cada página. Pena que não tenho o livro. Queria sua permissão para copiar cada página dele que achei na internet. Mas o que eu queria mesmo, de coração era ter uma boa coleção de livros infantis da sua autoria. Como faço para adquirir com um menor custo? (se é que é possível).
    Beijos e muiiiiiito sucesso!!

    ResponderExcluir
  2. Me mande seu endereço que envio o que tiver.

    ResponderExcluir