segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

CONFLITOS

Parece que o mundo inteiro está em conflito. Os números da violência no Brasil equivalem a uma guerra.
Talvez o Natal seja uma boa hora para repensarmos tantas coisas, já que Jesus trouxe uma mensagem de amor e perdão.
Já que não podemos mudar o mundo, que pelo menos em nosso entorno haja paz e harmonia.
No natal , não sei porque, as pessoas trocam presentes. Mas Jesus era extremamente pobre. Então acho que devemos escolher presentes simples e significativos. Comprar, livros, artesanato, ou mesmo fabricar com as mãos alguma coisa. E soprar amor nos presentes.
Não entendo as lojas apinhadas , pessoas como formigas ou baratas tontas obedecendo à ordem compremcompremcomprem. Temos o ano inteiro para lembrar-nos de alguém amado e escolher com calma que livro dar, que vinho , que lenço bordado à mão, que poema, que música, que toalha bem linda para cobrir o pão. E ir guardando os presentes, num lugar escondido (dentro do armário) até a data certa.

Se Jesus voltasse hoje imaginem a sua tristeza ao ver e sentir o ódio em Jerusalém.
Uma escola bilíngue onde estudam 600 crianças palestinas e israelenses, numa experiência bem sucedida de convivência entre os dois povos, foi atacada e destruída . Não posso acxreditar, neste mês de dezembro de 2014 que o ódio prevalecerá, quando todos os povos deveriam viver em paz.
Sonhar ainda é permitido. A escola bilingue era um sonho. Tomara que ela seja reconstruída para que as crianças cresçam juntas, brinquem juntas.
Somos todos humanos e mortais. Jesus aceitava os diferentes, os excluídos, mulheres, prostitutas, adúlteras, leprosos, samaritanos. Aceitar o outro, o diferente, o que não pensa como eu, aquele de outra religião, o que não sou eu, é a mensagem mais bela de Jesus, o Nazareno.
Pensar nisso é vital, pois os conflitos do mundo decorrem da não aceitação do diferente. Como alguém mata só porque o outro professa outra religião?
Acho que se Jesus chegasse hoje em Jerusalém, faria uma Ceia para que todos conversassem e quem sabe exista uma saída.
Quem sabe exista uma saída para o mundo, uma ponte para atravessar a violência, as guerras, o ódio, as desigualdades, a fome, as doenças, e lá do outro lado a gente encontre um mundo mais justo como queria e sonhava Jesus.
O Natal se aproxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário