segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

FORÇA DE VONTADE

Escrevo na varanda, com um vento maravilhoso que vai derrubando tudo, a caneta, o bloquinho de anotações, a garrafinha de água. Ouço a música das palmeiras e coqueiros e quando viro a cabeça para a esquerda o flamboyant enche meus olhos de um vermelho alaranjado brilhando de sol. O céu está como gosto, cheio de nuvens, portanto o sol vai e vem, bricando de fazer sombra, brincando de mudar a luz.
Leio no El Pais que um psicólogo , Roy Baumeester, não sei a sua nacionalidade, diz em seu estudo acadêmico, que a força de vontade é feito um músculo , devemos exercitá-la. E acordar cedo, é a melhor coisa do mundo para a saúde e também para exercitar a força de vontade.
Conheço bem o que ele está falando, pois acordo todos os dias, espontaneamente,  às cinco horas da manhã, às vezes antes.
Ele diz que se deve fazer exercícios físicos bem cedo e a meditação também, para quem medita.
Bom, estou em casa, desde a cirurgia, desde o dia 14 de outubro. A recuperação da cirurgia foi excelente, mas infelizmente quando comecei a andar, o nervo ciático foi pinçado e estou aqui sem quase poder andar, menos ainda fazer qualquer exercício. Faço alongamento. Mas sinto muita falta do pilates. Havia feito planos para passar o Natal com filhos e netos em Resende ou Mauá , mas todos acham melhor eu não ir.
Enquanto isso faço tudo o que posso, exercendo a força de vontade. Concordo que sim, é algo que tem que ser exercitado. Se você pensa em fazer alguma coisa, vai lá e faça. Ainda mais para quem não tem impedimento físico.
As coisas que eu farei quando melhorar: dançar sozinha na sala, descer até o mar, pedalar na bicicleta ergométrica e comprar um triciclo, para mim o supra sumo do sonho de consumo.
Comecei um tratamento com uma osteopata maravilhosa no Rio de Janeiro. Vou soltar o ciático. Ah, se existisse uma ferramentinha para soltá-lo! Um simples nervo é a minha prisão! Transformo a minha prisão na melhor coisa do mundo para ficar feliz.
Minha antiga terapeuta Heloísa me ensinou a fazer sempre contato com as coisas boas e as realizações.
Então, a minha prisão é o meu corpo e busco a chave para a saída.
Vivo dentro da natureza e peço ajuda às árvores e flores. Minha gata Luna me ama. ( A nossa gata Luna parece que só ama o Juan) Meus amigos me amam, não me faltam livros para ler, nem beleza para ver . Também peço ajuda ao mar.  Sei que com meu olhar posso ir até a África.
Mas para fazer isso tenho que ter a força de vontade treinadissima e muita meditação!
Concordo então com o psicólogo e conto tudo isso para animar vocês.
Alguém quer fazer aula de tango? vá lá e se matricule.
Quer doar algumas horas de sua vida para alguma instituição que precise de ajuda ou mesmo para uma escola perto de você? Quer doar algum dom que você tenha? Procure a instituição hoje mesmo e ajude.
Quer plantar uma árvore ? mudar a cor do cabelo? Aprender uma nova língua ? Apadrinhar uma criança?
A maior felicidade é doar felicidade. A maior felicidade é a gente conseguir fazer o que quer fazer, o que sonha, o que ama.

Um comentário:

  1. Estava lendo você num livro que tenho há muitos anos "Classificados Poéticos" e fiquei com vontade de saber mais a seu respeito. Encantou-me seu blog e este último texto que você postou me animou muito. Preciso exercitar minha força de vontade para não prender-me em meu corpo. Obrigada pelo texto, pelos poemas que posso levar para meus alunos desde a década de 80 quando comecei a lecionar e pela inspiração de hoje. Abraços

    ResponderExcluir