quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

PROFESSORES NA VARANDA

Ontem tivemos o encontro com 30 professores da Rede Municipal de Saquarema aqui na nossa varanda.Não era dia do nosso jardineiro Samuel vir trabalhar aqui, então as professoras ajudaram a afastar a mesa, a buscar as cadeiras, a arrumar a roda bem perto do fogão de lenha. Fizemos uma roda bem apertada, todo mundo bem juntinho mesmo. A Secretaria de Educação e o Vice Secretário, Ana Paula e Valdinei vieram, ao encontro. Valdinei fotografava o tempo todo e Ana Paula participou de tudo o que propus.
Comecei pedindo que todas, e um professor, único homem, fechassem os olhos para ouvir todos os barulhos, do mar, das palmeiras, dos passarinhos, só sentindo a sua respiração. Foi bom, todas disseram.
Depois eu havia pedido que trouxessem um poema para dedicar a alguém, presente ou ausente, vivo ou habitante das estrelas. Cada uma se levantava e lia um poema. Alguns poemas eram lindíssimos, Drummond, Quintana, Clarice (não posso confirmar se os textos eram mesmo dela). Alguns poemas eram dos seus alunos e o professor leu um poema de sua autoria. Chico Peres teve dois poemas lidos e foi um dos que mereceram uma dedicatória. As homenagens eram lindas e cheias de emoção.Muita gente chorou, muita gente dedicou para quem estava presente e aí eram abraços e beijos, pura emoção.
Uma professora veio com uma camiseta dizendo:"Eu apoio a família tradicional e um desenho de pai , mãe e filhos". E atrás mensagens de Jesus.
Protestei com veemência . Eu apoio a nova família que é formada de outras maneiras e da tradicional também. E Jesus apoiava todo o underground da sua época.  Sou publicamente contra o preconceito e a intolerância.
Para terminar li meu poema Ciranda do livro Brinquedos e Brincadeiras,(ed.ftd) e cantamos a música da nossa infância Ciranda Cirandinha. Foi LINDÌSSIMO!!!!
A mesa estava farta, pães, sucos , bolos, requeijão, tudo trazido pela Secretaria. Para estes encontros dos professores dou apenas o Café com Leite.
Sobrou muita coisa e não quiseram levar de volta , então a Vanda , nossa caseira, levou para distribuir no seu bairro que se chama poeticamente de "Jardins".
Juan assistiu a tudo do meu lado e depois me disse: se fosse na Europa as professoras iriam rir de você. Não aceitariam nenhuma das propostas que você fez. É por isso que amo o Brasil.



Nenhum comentário:

Postar um comentário