quarta-feira, 23 de novembro de 2016

AMIGOS

A Professora Jaline da Silva inventou um bingo para seus alunos com pedaços dos meus poemas . Mas há uma regra: todos os poemas falam de amigo.
Para mim a amizade é sagrada. É o vínculo mais forte que há. Uma paixão se apaga. Uma paixão faz sofrer. Mas o amor da amizade é feito de outra matéria. É uma chama que ilumina o dia e a noite, é uma âncora em porto seguro, é a árvore que quanto mais antiga,  mais maravilhosa. E algumas amizades , mesmo que novas, são antigas. Logo as recobre uma pátina de compreensão mútua.
Talvez por isso tenha feito tantos poemas sobre essa espécie de amor que é a amizade, onde a aceitação do outro sem que se queira modificá-lo é a única lei.
Tenho amigos de todas as espécies, de todos os jeitos. Sei que são meus amigos porque se preciso estão presentes, porque me adivinham, porque me amarraram com cordas fortíssimas nas linhas de suas mãos.
Grande parte dos meus amigos está longe. Mas o que é a distância se temos a telepatia, o coração e toda a tecnologia ?


AMIGO

que um amigo se reconheça
sempre
na face de outro amigo
e nesse espelho descanse
seus olhos
e derrame sua alma
como a crina de um cavalo
levemente pousada no vento

In Poesia Essencial, Ed. Manati

Nenhum comentário:

Postar um comentário