domingo, 20 de dezembro de 2009

APAS

A boa notícia hoje depois do fracasso de Copenhage são as APAS que serão criadas em Saquarema. Está em discussão uma Área de Proteção Ambiental para a magnífica lagoa de Saquarema desde o Centro até Jaconé. A lagoa tem 50% de vegetação nativa preservada. Há que preservar o que resta e impedir a especulação imobiliária em suas margens. Outras duas APAS seriam criadas para a Serra do Mato Grosso e para as regiões de Tingui e Rio Seco. O dia está lindo e há que festejar. Desde que viemos morar aqui , em 2002 , sonhamos com a criação destas APAS.

Norman Gall, Presidente do Instituto Braudel e sua mulher Catalina vieram almoçar conosco sábado . Catalina dirige os Círculos de Leitura que a Fundação promove modificando milhares de alunos de comunidades carentes de São Paulo e outras cidades do Brasil. Catalina é psicóloga e filósofa e trabalha principalmente com os clássicos e textos de filosofia. Ontem Norman voltou para ver o jogo do Barcelona, pois em sua casa, em Jaconé, não há televisão. Na saída ele nos diz: - não poderia viver aqui como vocês, sou um inquieto, estou sempre em movimento.
Vivemos muito felizes em Saquarema , também somos inquietos e é nossa mente que está sempre em movimento . O corpo não precisa sair daqui pois não há cenário mais deslumbrante para se caminhar. É uma felicidade poder estabelecer relações de afeto com o Moisés da farmácia, com os meninos do correio, com o carteiro, o dono do mercado, etc... Aqui somos donos do nosso tempo e como já nos disse Michael Ende em seu maravilhoso romance Momo, nenhum tesouro é maior do que o tempo: para ler, escrever, conversar com os amigos, contemplar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário