quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

BANQUETE

Hoje chegam nossos grandes amigos Messias e Kátia. Messias é o médico de toda a família. Médico do século XIX com toda a medicina do século XXI. Médico de família, conhece as loucuras de cada um. A sua cultura é imensa, desde história, filosofia, literatura. Messias é membro da Academia Brasileira de Medicina e criou com um grupo de amigos a unidade de atendimento para adolescentes no Hospital Pedro Ernesto , referência mundial. Kátia é a pessoa mais generosa que já conheci, alegre, extrovertida, engraçada, faz do seu hospital, Casa de Saúde Grajaú, uma casa acolhedora onde todos se sentem verdadeiramente em um lar. Kátia é nefrologista e é tão despojada que faz plantão no seu próprio hospital como qualquer principiante. Nossos outros convidados: Jorg e Angélica, o casal de alemães que se paixonaram por Saquarema, Latuf, meu amigo imenso, irmão de todas as horas, possuidor de uma cultura verdadeiramente do tamanho de Atlântida e Vanda e Samuel, nossos caseiros, nossos anjos. Seremos nove pessoas na mesa, o que contraria a carta do tarô O Ermitão. Jorg e Angelica mal falam português, mas conversaremos na lingua amorosa do sol , lua e vento.
Já fiz 3 pães, estão assando agora mesmo, há um caldo de peixe reduzindo no fogão de lenha, e o chester já está imerso no caldo de laranja com vinagre balsâmico e gengibre. Enquanto preparo o banquete fujo às vezes para ler as últimas páginas da biografia do Chagall, maravilhosa, esplêndida, e penso na sorte de ter nascido nesta época, neste país maravilhoso, pois sou filha de judeus poloneses e sei o que teria acontecido se não tivessem saído a tempo da Europa. Faremos um buquê de flores do jardim para jogar no mar, eu, filha de poloneses e Juan Arias , espanhol, reverenciando Iemanjá.
E que 2010 inicie uma década de paz.

2 comentários:

  1. Olá, Querida!
    Passo por aqui para desejá-la Feliz Ano Novo.Que Deus derrame bençãos em sua vida e na vida dos seus.Que a poesia possa sempre reinar em sua vida, pois através dela você encanta corações e mentes desse mundão de meu Deus.Saúde, Amor e Paz.Beijos em seu coração de poeta.Sali Castro

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, sali, um 2010 maravilhoso para você!!! Roseana

    ResponderExcluir