segunda-feira, 7 de junho de 2010

AINDA ISRAEL E PALESTINA

El Roto é um cartunista do jornal El País da Espanha. Numa de suas últimas vinhetas ele diz que Israel gastou com o ataque ao comboio de ajuda a Gaza os últimos créditos do Holocausto.
É terrível o que ele diz. Por conta disso reli ontem o relato La Douleur de Marguerite Duras, onde ela conta a espera angustiada pela volta do seu marido Robert L , prisioneiro de um campo de concentração. Ela é uma escitora fortíssima e consegue passar tudo o que viveu do lado de fora e do lado de dentro: as estações de trens abarrotadas das mulheres que esperavam seus homens e a angústia quase mortal que a impedia de comer, dormir, tomar banho, respirar. A divisão entre os que esperavam alguém que poderia chegar a qualquer momento e os que não esperavam ninguém. A incerteza quando a guerra ainda vivia seus últimos dias , o horror que tomava o mundo ao se saber a verdade sobre os fornos crematórios, a morte de milhões de pessoas perpetradas pelo povo que construiu a mais bela música e a mais bela filosofia. Ela escreveu seu relato como se fosse um diário, no calor do momento e anos depois o descobriu e nem se lembrava do que havia escrito. Nisso reside a força do texto, é uma viagem no tempo. Claro que não se pode comparar nada com o Holocausto, a tentativa de extermínio de todo um povo foi algo único, mas o povo que sofreu todas as humilhações do mundo não pode humilhar outros seres humanos . Sob pena de ouvir o que El roto escreveu. Ouvi o relato de muitos jornalistas espanhóis que estavam no navio. Os soldados , depois do massacre, separaram europeus e muçulmanos. Os muçulmanos, eles contam, tiveram que ficar ajoelhados. Os judeus já viveram na pele a mesma história: como repetir? Em algum lugar se encontra um atalho para a paz.

E os humanos não se contentam em matar outros humanos. Se você que lê meu blog é contra matanças e ama as baleias, por favor, entre no site www.cerocazadeballenas.cl e assine um manifesto contra a caça das baleias no Chile. É vital para as baleias, esses seres tão maravilhosos, inteligentes, amorosos. E ainda por cima as baleias cantam!

2 comentários:

  1. O homem é o lobo do homem..quem dise isso???Herman Hesse? Eu sou otimista mas quando acontecem coisas assim me sinto fraquejar.Fui lá no site e votei.Quem sabe começando a salvar animais, os homens se enxerguem neles? Beijos ainda desolados.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada maria Neuza , por ter votado. Espalhe a notícia.

    ResponderExcluir