quarta-feira, 23 de junho de 2010

MANUAL DA DELICADEZA

Em 2001 publiquei o Manual da delicadeza de A a Z. Para cada letra do alfabeto escolhí uma palavra relacionada com o tema da delicadeza, a relação entre as pessoas.
Por exemplo, para a letra M , a palavra

Moinho

São as águas
da delicadeza
que movem o mundo.

Uma palavra amorosa,
um gesto,
uma carícia,
fazem a Terra
mais azul
e mais leve,
trazem à pele
a memória mais antiga:

Também somos um grão
de estrela e de infinito.

Pois bem, na Copa da África do Sul, país fraturado durante tantos anos pelo regime mais perverso do mundo, o da separação entre as pessoas, onde a cura é a delicadeza, estamos vendo um espetáculo de brutalidade e falta de educação. O técnico brasileiro vocifera impropérios, o técnico francês nega-se a apertar a mão do técnico da África do Sul. Milhões de pessoas assistem. O que isso pode trazer de prejuízo ao mundo? Muita coisa. Crianças e jovens precisam aprender e exercitar a delicadeza, pois nós, seres humanos, somos animais cruéis, e os chamados bons sentimentos precisam ser continuamente repetidos para que se tornem algo natural. Uma pessoa pública, qualquer que seja, a quem tem os holofotes sobre a sua pessoa, tem que ser um exemplo de cordialidade e boa educação. O que estamos vendo é um desrespeito com os anfitriões. Os africanos merecem um espetáculo melhor.

10 comentários:

  1. É... você tem razão. Estou me aposentando, depois de 22 anos da Direção de uma escola da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, e sei como isso é fundamental.A nossa conduta,a nossa forma de agir,com certeza,é imitada e comentada por toda uma comunidade.
    Às vezes se tem vontade de agir diferente porque as pessoas não têm limites, mas o bom senso, a serenidade e a cordialidade devem sempre falar mais alto.
    Eu sempre, dizia isso nos Centros de Estudos para os meus professores. O que nos torna diferentes e imitados por nossos alunos, nem sempre é o que falamos, mas o que fazemos. Nós acreditamos no que dizemos e agimos conforme o que dizemos, ou a prática desse dizer em nosso dia-a-dia,tem um colorido diferente?
    Como figuras públicas temos milhares de olhos sobre nós,nos avaliando todos os dias negativamente e positivamente. Por isso, quanto mais amáveis e delicados nós formos, mais pessoas delicadas, nós certamente atrairemos.
    Bjs
    Angela Quintieri

    ResponderExcluir
  2. Roseana: existe uma campanha européia: vamos ser gentis!!! A delicadeza é uma estrada de mão dupla e eu a exercito sempre.Beijos gentis!

    ResponderExcluir
  3. Roseana: existe uma campanha européia: vamos ser gentis.A delicadeza é uma via de mão dupla e faço dela um aprendizado dia´rio.Beijos gentis!

    ResponderExcluir
  4. Roseana,
    Muito legal essa ideia do manual.
    Quero ler!
    Realmente precisamos tomar atitudes coerentes com nossa posição social.
    Mas quantas vezes o exemplo vem para nós, contrariando o esperado, de alguém que nos dá a lição no cerne da mais humilde existência.
    E aí é lindo, se formos capazes de aprender.
    Beijão,
    Cida.

    ResponderExcluir
  5. Meninas, é isso aí. Temos que exercer a delicadeza em cada minuto de nossas vidas. Beijos coletivos , Roseana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preciso saber o significado de cada poema do "Manual da Delicadeza" para amanhã, pode me ajudar?

      Excluir
  6. Tudo bem?
    Gostaríamos de licenciar um poema seu, o “Moinho” para um livro da da CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária) para o 6º ao 9º ano.

    Há algum tempo, outro profissional do nosso departamento entrou em contato para solicitar o orçamento, mas o pagamento dos R$ 600,00 não foi efetuado, pois o projeto esteve parado até então.

    Por isso, retornamos o processo, solicitando os documentos para licenciamento e os dados para depósito.
    Por favor, poderia verificar isso com urgência para mim?

    Luciane Vicente
    Direitos Autorais
    Conexão Editorial
    (11) 2295-1082
    www.conexaoeditorial.com.br

    ResponderExcluir
  7. voce poderia falar sobre o poema do passarinho por favor me retorne raaapidooo

    ResponderExcluir
  8. voce poderia falar sobre o poema do passarinho por favor me retorne raaapidooo

    ResponderExcluir
  9. Admiro a obra da autora.
    Acho a ternura de Roseana ímpar.
    Esse poema é um presente!
    Ver meus alunos falando!

    ResponderExcluir