domingo, 6 de junho de 2010

LUNA

Nossa gata Luna, persa, é tímida e muito solitária. Nunca pede para vir ao colo e não gosta de visitas. Sempre escondida em gavetas, armários ou em algum canteiro do jardim é bastante rabugenta , odeia intimidades. Mas desde que voltei do hospital não me larga um minuto. Sempre ao meu lado, feito sentinela. Ela está cuidando de mim. Mas... como sabe? Quão misteriosos são os gatos.

A entrevista que li com Julia Bacha, cineasta, na Revista de Domingo do O Globo, aquece o coração de qualquer um : seu filme Budrus sobre uma aldeia palestina que resiste pacificamente contra a ocupação israelense está virando um movimento. Há em Israel ativistas pela paz que arriscam a própria vida. Ela nos diz que de 60 a 70% dos dois lados estão prontos para a paz, uma solução que inclua os dois estados mas cada lado não acredita que o outro lado esteja preparado. Existem advogados em Israel que defendem o direito dos Palestinos. Muitos ativistas se movimentam em Israel pela paz mas o governo israelense não dá nenhuma visibilidade a estes movimentos. Não podemos nunca nos esquecer que a truculência só aumenta a violência e que muitos judeus no mundo inteiro, como eu, por exemplo, almejam um Estado Palestino e a convivência pacífica entre os dois povos. O escritor Amoz Oz , o grande escritor israelense, é um porta voz do que pensam os que amam a paz.

2 comentários:

  1. Roseana: eu vi um documentário,feito por um jornalista americano: pré-adolescentes de Israel e da Palestina foram incentivados a se conhecer.Depois de muito preparo,passaram o dia jogando bola e conhecendo as tradições uns dos outros.O mais triste foi o final: anos depois o jornalista voltou a Israel e nenhum deles conseguiu manter contato.Foi só uma tarde quente de verão,num acampamento palestino e uma tentativa de humanização.Beijos desolados!

    ResponderExcluir
  2. Maria Neuza, quem sabe nossos netos...vivemos imersos numa cultura de violência, mas temos que acreditar que um dia a paz será possível.

    ResponderExcluir